Para que serve o 180?

Perguntado por: hfogaca . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
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A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

Em caso de urgência, emergência, ou até mesmo agressão, deve-se ligar 190, pois em caso de flagrante, a polícia pode entrar e intervir imediatamente.

O Ligue 180 funciona diariamente durante 24h, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço manteve os atendimentos durante a pandemia da Covid-19. Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento.

É IMPOSSÍVEL a mulher vítima de violência doméstica retirar a queixa ou renunciar ao processo criminal contra o companheiro agressor, seja na delegacia, seja na escrivaninha da vara ou juizado da violência doméstica contra a mulher apenas indo lá pedir para retirar.

Possui 180 unidades. Cada unidade equivale a 1.

O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas aos seguintes grupos e/ou temas: Crianças e adolescentes. Pessoas idosas. Pessoas com deficiência.

O anonimato do denunciante prejudica a investigação dos fatos pelo Ministério Público. Caso possa se identificar mas queira ter certeza que sua identidade não será conhecida, é possível solicitar o sigilo de seus dados de identificação pessoal. A lei não assegura sigilo absoluto ao denunciante.”

Se você, ou alguém que você conhece, estiver correndo perigo iminente disque 9-1-1 ou entre em contato com o departamento de polícia local. Se você acredita que foi vítima de um crime de ódio, ou se testemunhou o que acredita ser um crime de ódio: Primeira Etapa: Denuncie o crime à polícia local assim que possível.

O 911 é mais que apenas um número, é um sistema criado pelo governo americano que centraliza o atendimento e interliga polícia, bombeiros e emergência médica.

O 190 recebe ligações de forma gratuita em todo o território nacional e, no Paraná, também pode ser acionado por aplicativo. Ao receber um chamado, os policiais militares fazem uma breve filtragem dos relatos, para avaliar as situações que precisam de pronta intervenção.

O número 190 é utilizado, primordialmente, em situações nas quais um crime com potencial risco à vida, integridade física ou patrimônio ocorreu ou está em andamento. A ligação é recepcionada e, o mais breve possível, despachada para uma equipe da Polícia Militar que está nas proximidades da ocorrência.

Este serviço centralizado permite que qualquer pessoa forneça à polícia informações sobre delitos e formas de violência, com absoluta garantia de anonimato.

O texto legal a descreve como sendo condutas que causem danos emocionais em geral ou atitudes que tenham objetivo de limitar ou controlar suas ações e comportamentos, através de ameaças, constrangimentos, humilhações, chantagens e outras ações que lhes causem prejuízos à saúde psicológica.

A Central Disque-denúncia (181) funciona todos os dias da semana, 24h por dia, sendo garantido o anonimato do cidadão colaborador.

Após receber a denúncia, o Conselheiro Tutelar vai até o endereço para referenciar a família e averiguar se a denúncia é, de fato, procedente.

A denúncia anônima tem tamanha importância que sua diligência passa na frente de todos os inquéritos em trâmite na delegacia. O prazo de 15 dias é fatal e sempre respeitado, conforme relato do Delegado do 1º Distrito Policial de Americana-SP, Dr. Claudiney Xavier.

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