Para que serve o açúcar impalpável?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O açúcar impalpável não empelota, mesmo em baixa umidade. Ele pode ser utilizado no preparo de deliciosos macarons, coberturas de doces e glacês para bolo. O açúcar de confeiteiro é ótimo para preparar chantilli e até glacês, que forem mais homogêneos.

Apropriado para a montagem de glacês, cremes, pasta americana ou outros tipos de coberturas finas para bolos decorados. Modo de Utilização: Pulverizar suave ou fartamente o Açúcar Impalpável Arcólor sobre doces, bolos, croissants, massas folhadas, etc. de forma a promover uma camada branca decorativa.

Açúcar impalpável (em inglês: powdered sugar ou icing sugar ou fondant & icing sugar ou confectioner's e em francês: sucre glace ou sucre impalpable) é uma mistura de açúcar de mesa refinado e moído finamente com amido, geralmente entre 1 a 3% de amido de milho.

É ideal para o preparo de chantilly, glacê e coberturas mais homogêneas que não vão ao fogo. Já o impalpável é ainda mais fino e tem 3% de amido de milho em sua composição, o que ajuda a tirar a umidade do açúcar e deixá-lo “soltinho”, sem empelotar.

Açúcar de Confeiteiro: Também é ótimo para a substituição, porém deve ser usado 1 e 3/4 de açúcar de confeiteiro para cada 1 xícara de açúcar comum. Mel: O mel também pode ser usado como substituição, porém é preciso prestar atenção pois deve ser usado apenas 3/4 de xícara de mel para cada xícara de açúcar.

Açúcar Gelado:
Esse tipo de açúcar não derrete e pode ser congelado. Por isso, é muito usado para finalizar receitas.

Assim como o sal, o açúcar deve ser conservado em um ambiente seco. Por isso, colocá-lo em lugar úmido como a geladeira acaba comprometendo a qualidade do ingrediente. Coloque o açúcar em um pote fechado e fora da geladeira!

Composição do açucar impalpável:
Ingredientes: Açúcar refinado e Amido de milho.

Açúcar de confeiteiro é ótimo para preparar coberturas e decorar bolos. A principal diferença do açúcar de confeiteiro para o refinado é que ele tem uma textura ainda mais fina, é bem branquinho (semelhante ao talco) e se dissolve ainda mais facilmente no preparo de receitas.

O açúcar de confeiteiro tem uma textura fina, além de ser bem branquinho - ele lembra muito o aspecto de talco. Ele se dissolve facilmente, assim como o açúcar refinado. O melhor de tudo é que esse açúcar não deixa pedras e por isso funciona perfeitamente com várias receitas.

No açúcar refinado os graus são finos e ele é fácil de diluir e misturar. No açúcar confeiteiro os grãos são ultrafinos e com isso ainda mais fáceis de diluir e misturar. Por ter os grãos mais finos, esse açúcar se torna mais indicado para várias receitas.

O açúcar pode ser classificado como refinado, cristal, demerara, mascavo, entre outros, como os mais recentes açúcar light e de coco. As principais diferenças entre os açúcares aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional.

O que é o Açúcar Gelado? Tipo de adoçante diferenciado. Feito a base de dextrose, amido e gordura vegetal hidrogenada, o grande diferencial desse ingrediente é o fato dele não derreter. Por conta disso, ele pode ser usado na cobertura de donuts, bolos, biscoitos e outros doces.

O que é o açúcar Demerara? O açúcar Demerara é produzido a partir da cana-de-açúcar e é composto por grãos grandes que proporcionam uma textura mais crocante. É originário da Guiana (antiga Demerara), na América do Sul.

De confeiteiro - passa por um processo de refinamento sofisticado (em que recebe adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio) e tem cristais bem finos. É perfeito para polvilhar sobre os doces e para fazer glacê como o do bolo delícia de limão e o do bolo de laranja com glacê de água de flor de laranjeira.