Para que serve o apótema?
Para que serve o apótema. O apótema é muito útil na geometria plana e na geometria espacial. Com ele você pode calcular o raio de uma circunferência inscrita num polígono regular e calcular a distância de um dos lados do polígono até seu centro.
O que é o apótema da base?
Apótema é a altura de cada face lateral. Superfície Lateral é a superfície poliédrica formada por todas as faces laterais. Aresta da base é qualquer um dos lados do polígono da base.
O que é o apótema de um polígono regular?
O apótema de um polígono regular é igual à medida do raio de uma circunferência circunscrita, sendo que o apótema é o comprimento do segmento que vai do centro do polígono até o lado, formando um ângulo de 90°. Apótemas de um quadrado e de um hexágono regular.
Onde fica a apótema?
O apótema de um polígono é um segmento com extremidades no centro do polígono e no ponto médio de um dos lados.
O que é apótema de um quadrado?
3 – Apótema: É a distância entre o centro de um polígono regular e o ponto médio de um de seus lados. No caso do quadrado inscrito, o apótema também forma um ângulo reto com o lado com o qual faz contato.
Como se chama a metade do diâmetro?
Determine o raio de uma circunferência que possui diâmetro igual a 20 cm. Como o diâmetro é duas vezes o raio, temos: Em outras palavras, o raio é a metade do diâmetro. A circunferência e o círculo possuem uma relação estrita.
O que é o apótema de um triângulo?
O apótema é um segmento de reta que parte do centro de um polígono e vai até o ponto médio de um de seus lados. Como esse triângulo é equilátero, o apótema também é bissetriz e altura do ângulo central AÔC.
Qual é o apótema de um hexágono regular?
O apótema do hexágono é o segmento de linha que liga o centro da figura até o ponto central (ponto médio, que divide ao meio exatamente) de um dos lados do polígono. Com isso, como há 6 lados em um hexágono, podemos traçar 6 apótemas, cada um saindo do centro e dividindo todos os 6 lados ao meio.
Como calcular o apótema de um pentágono?
Fórmula para o apótema de um pentágono
Aqui, dividimos o pentágono em cinco triângulos congruentes e usamos um dos triângulos para encontrar o apótema. Podemos ver que o apótema tem a altura de um dos triângulos e divide um dos lados em duas partes iguais.
Como se calcula apótema de um pentágono?
O apótema é uma linha que sai do centro do pentágono e toca um dos lados dele, em um ângulo reto. Se você souber o comprimento dele, é possível usar essa simples fórmula. Área de um pentágono regular = pa/2, onde a = perímetro e a = apótema.
Como calcular a área de um hexágono a partir do apótema?
Escreva a fórmula para encontrar a área do hexágono com um apótema dado. A fórmula é representada simplesmente por Área = 1/2 x perímetro x apótema.
Por que o círculo não é um polígono?
São figuras geométricas planas compostas por apenas uma linha fechada e seus lados são segmentados por retas. Um quadro, por exemplo, é um polígono, uma vez que possui quatro lados. Já um círculo não é um polígono porque é arredondado e não possui lados.
Quais são os principais elementos de um polígono?
Os elementos de um polígono são: vértice, lados, ângulos internos, ângulos externos e diagonais. Polígono é a região limitada por segmentos de reta, os quais constituem linhas fechadas.
Qual é a diferença entre área e perímetro?
Ambos são utilizados para medir uma figura em duas dimensões, porém focam em aspectos diferentes. Por exemplo: Área: se refere à medida total que uma figura ocupa no plano; Perímetro: é a soma dos tamanhos dos segmentos de reta, ou seja, dos lados da figura.
Como saber o percentual de um produto?
Para calcular porcentagem de um valor multiplique a porcentagem que você está procurando pelo próprio valor. Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500; Divida o resultado obtido por 100.