Para que serve o banho de Macassar?

Perguntado por: aparaiso8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Ela é comumente utilizada em rituais religiosos, banhos de atração, purificação e curativos, na forma de banhos e maceradas com outras ervas aromáticas. Por seu aroma extremamente agradável, é muito utilizada também na indústria de cosméticos, na fabricação de perfumes e água de colônia, e na aromaterapia.

É uma planta rústica, não precisa de muitos cuidados. Pode ser cultivada sob sol pleno e em substrato levemente arenoso. Na umbanda, ela é muito usada para banhos de atração. Já na medicina popular, é usada para afecções da pele e olhos.

Macassar é PANC
Podemos considerá-la uma PANC (Plantas Alimentícias não Convencionais), pois suas folhas são incrivelmente perfumadas, lembrando o aroma do coco, podendo ser utilizadas como substituto da baunilha, na aromatização de leites e no preparo de extrato vegetal.

O macaça tem ligação com apaziguamento dos ferros de Ògún quando de sua preparação para o assentamento, purificando-o com suas propriedades. Na medicina popular é usada para banhos contra febres de crianças.

Modo de preparo: aqueça o leite e a água em uma chaleira. Deixe ferver, desligue o fogo e coloque as folhas de macassá e o cumaru. Tampe e deixe descansando por 15 minutos. Coe este preparado e coloque o líquido em uma panela.

Abre-caminho é uma erva, também conhecida como quebra-demanda, vence-tudo e vence-demanda, de origem asiática, muito comum na Índia e no Leste da Ásia. Na medicina popular, é utilizada como auxiliar no tratamento da artrite e como anticoncepcional masculino, além de ter potencial anti-inflamatório e analgésico natural.

PROPRIEDADES MEDICINAIS – Vermífuga, emenagoga, anti-helmítica, estomáquica, anti-inflamatória e aromática.

Abre-caminho é uma planta medicinal utilizada para tratar diversas condições de saúde e em rituais religiosos. Confira. Abre-caminho (Justicia gendarussa Burm.) é uma erva, também conhecida como quebra-demanda, vence-tudo e vence-demanda, de origem asiática, muito comum na Índia e no Leste da Ásia.

O Banho de Manjericão é uma ótima opção para aquele dia ruim no trabalho ou na vida pessoal. O manjericão limpa as energias negativas que carregaram seu corpo ao longo do dia e ainda te dá uma sensação de paz. Porém, como é um banho que promove relaxamento, ele é apropriado para a noite.

Segundo a medicina popular, a planta é utilizada como chá, indicado no tratamento da tensão pré-menstrual (TPM), ansiedade, tensão nervosa e insônia. Como infusão para banhos, alivia os calores e suores típicos da menopausa.

A Erva Baleeira, também conhecida como Maria Milagrosa, é uma planta arbustiva nativa do litoral brasileiro, e com incrível efeito medicinal.

“A arruda é útil no tratamento de sarna humana, piolhos, assaduras, frieiras, verminoses e até problemas circulatórios como varizes e hemorroidas. Por ter em sua composição molecular substâncias que favorecem a atividade do sistema circulatório, fortalece os vasos capilares e aumenta a circulação do sangue”, explica.

Para ela, em ano regido também por Iansã, não pode faltar a folha palma da rainha no banho para trazer abertura de caminhos, saúde, força e proteção.

Em uma sexta-feira, ferva três litros de água e acrescente pétalas de um cravo vermelho e pétalas de três cravos amarelos. Enquanto isso, leve um incenso de sete ervas no banheiro e tome seu habitual banho higiênico. Depois desse banho, acenda o incenso, mentalize aquilo que você deseja se abrindo em seu caminho.

Conteúdo: Arruda, palha de alho, bardana, folha da fortuna, garra do diabo, hortelã e abre caminho.

Banho Exú auxilia você que está passando por dificuldades financeira, materiais e espirituais. Contém as seguintes ervas: aroeira, gengibre, hortelã, picão preto, pau tenente, limão e pitanga.

É importante que o médium de umbanda tome um banho de ervas semanalmente, no dia em que terá gira no terreiro. Ele tem a função de descarregá-lo de energias densas, protegê-lo contra influências negativas e elevar as suas vibrações, para facilitar a aproximação de seus guias espirituais.

"O banho de boldo é frequentemente utilizado para aliviar sintomas de má digestão, como gases, inchaço e azia, além de ajudar a desintoxicar o corpo e combater o cansaço físico e mental", acrescenta Yara Vieira, especialista em esoterismo do Astrocentro.

Ervas

  • ALECRIM. O alecrim na defumação é um maravilhoso desimpregnador de larvas astrais, afasta a energia negativa e harmoniza todo o ambiente. ...
  • LOSNA. Losna, Artemísia, Erva do Fel, Erva de Santa Margarida e Absinto. ...
  • GUINÉ Uma erva muito utilizada por caboclos e pretos velhos em suas mirongas. ...
  • ARRUDA.