Para que serve o chá da folha do camapu?

Perguntado por: oveloso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

A infusão das folhas é empregada pelos índios como diurético, anti-inflamatório e desinfetante para doenças da pele.

Seus efeitos colaterais incluem úlcera, enjoos e vômitos. A planta bloqueia as terminações nervosas, aliviando a dor por mais de uma hora.

Chá de Physalis (folha do camapu)

  1. Primeiro, lave as folhas.
  2. Em seguida, ferva a água até o ponto de ebulição (100ºC).
  3. Desligue o fogo, coloque as folhas na água fervente e deixe em infusão por 3 a 5 minutos.
  4. Por último, sirva em uma xícara e armazene o restante. Você pode consumir até 4 xícaras por dia.

O camapu, um fruto típico da Amazônia, induz a produção de neurônios. É o que diz pesquisa do Grupo de Pesquisas Bioprospecção de Moléculas Ativas da Flora Amazônica, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que descorbriu as propriedades neurogênicas. A planta que dá o fruto tem o nome científico Physalis angulata.

O quilo do produto é comercializado entre R$ 10 e R$ 35 (os preços variam se a fruta é fresca, congelada para atacado ou varejo), podendo ser mais caro, o que depende da região.

Physalis heterophylla é comestível, mas a fruta verde e outras partes da planta são tóxicas para o alcalóide.

Através desta pesquisa, foi possível evidenciar que terapias fitoterápicas, como o Ginkgo biloba, Panax ginseng, Cistanche tubulosa, Pueraria lobata, Crocus sativus ,Syzygium aromaticum, Zingiber officinalis e outros extratos vegetais, podem ser utilizadas no tratamento conjunto da doença Alzheimer.

Entre as principais plantas medicinais empregadas no controle de diabetes estão o Allium sativum, Aloe spp., Punica granatum, Passiflora edulis, Averrhoa carambola e Momordica charantia.

O camapu é uma fruta que pode ser consumido em sua forma natural ou pode ser utilizado para preparar geleias e sobremesas. Ele é uma fruta muito boa para produzir doces finos, sorvetes, bolos, mousses ou até mesmo saladas frias que levam frutas e vegetais, por seu sabor um pouco agridoce.

Anti-inflamatório natural: 5 plantas que desempenham essa função

  • 1.1 Pequi.
  • 1.2 Posidonia oceanica.
  • 1.3 Acácia-branca.
  • 1.4 Copaíba.
  • 1.5 Sabugueiro.

Ele pode ser ingerido in natura e em preparações de doces finos, sorvetes, bolos, mousses, em saladas adoçadas com mel e picolés, além de fazer parte de cardápio de restaurantes requintados, pois a fruta é muito bela, sendo muito utilizada na ornamentação de pratos.

Confira 5 dicas de como baixar a glicose naturalmente.

  1. COMA VEGETAIS SEM AMIDO. Todos os vegetais proporcionam excelente nutrição com muito poucas calorias. ...
  2. CONSUMA ALIMENTOS RICO EM FIBRAS. ...
  3. REGULE O HORÁRIO DAS REFEIÇÕES. ...
  4. TENHA LANCHES DE EMERGÊNCIA À MÃO. ...
  5. PRATIQUE EXERCÍCIOS.

A Cissus sicyoides L é uma trepadeira também conhecida como anil trepador, uva brava, cipó-pucá ou insulina vegetal; esse último nome adquirido exatamente em decorrência de seu grande uso no tratamento do diabetes pela população.

O Extrato de Camapu da Herbal Foods possui altas concentrações de physalinas, substancia neurogênica presente nos talos da planta da espécie physalis angulata. Sugestão de uso: Tomar de 20 a 30 gotas em 50ml de água 3x ao dia (de 8/8hs).

Frutas. Opções como morangos, laranjas, maçãs, peras e bananas são fontes de flavonoides, necessários para a manutenção da função cognitiva e para reduzir o risco de demências como o Alzheimer.

A fruta Physalis também é conhecida como camapum, saco-de-bode, mulaca, joá, joá-de-capote e até "golden berry", dependendo da região em que se encontra. Pequena, redonda e de cor verde, amarela, laranja ou vermelha, a planta pode atingir até 2,5 metros de altura quando tutorada.

É sempre importante lembrar que physalis tem um efeito anti-inflamatório bastante intenso e isso age diretamente na garganta, que é bastante propensa à ter infecções ou inflamações. Um chá com a fruta ajuda a prevenir ou tratar dores na região de forma bastante eficaz.

Além de carregar diferentes nutrientes, entre vitamina A, C, ferro, fósforo e fibras, a physalis é considerada uma fruta pouco calórica, especial para quem deseja mudar a alimentação visando o emagrecimento. Uma cesta com 100 g da fruta, por exemplo, representa menos de 50 calorias.

Se você ficou surpreso com o nome physalis, saiba que em regiões do Norte e Nordeste, onde a fruta é comum até nos quintais das casas, ela é chamada por nomes como: camapum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã, bate-testa e mata-fome.

Dicas de consumo: Consumir a fruta in natura, chá, molhos, compotas, doces e geleias. Suas folhas, frutos e raízes são utilizados na medicina popular da Amazônia para combater diabetes, reumatismo crônico, doenças de pele, da bexiga e do fígado.

Continuar lendo Para que serve o camapu?