Para que serve o chá de orégano?

Perguntado por: lapolinario . Última atualização: 9 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

O chá desta especiaria é indicado para ação anti-inflamatória e antioxidante; fortalecimento do sistema imunológico; melhora da digestão; combate aos fungos e bactérias e estímulo à digestão.

O consumo regular de chá de orégano pode ajudar a diminuir a concentração do colesterol "mau", o LDL, já que essa planta aromática contém grandes quantidades de compostos com propriedades antioxidantes, como os flavonoides, timol e carvacrol, prevenindo doenças cardiovasculares.

Chá de orégano proporciona um sono mais relaxante
Se ingerido antes da hora de dormir, pode garantir um sono mais calmo e relaxante. Além disso, outros chás relaxantes para beber antes de ir para a cama são o de camomila, erva cidreira e hortelã.

O orégano é uma erva aromática que é usada em algumas culturas para aumentar a circulação sanguínea no útero e estimular a contração uterina, sendo usado na fase final da gestação para facilitar o trabalho de parto. No entanto, e devido Às suas propriedades, o orégano também pode ser capaz de estimular a menstruação.

Sim, você pode utilizar o orégano seco de saquinho para fazer o seu chá. Não tem muito mistério, basta adicionar a erva moída na água fervente e deixar descansar por alguns minutos.

QUEM TEM PRESSÃO ALTA PODE TOMAR CHÁ DE ORÉGANO? Sim! Pessoas hipertensas não possuem problemas, caso não sejam alérgicas, ao ingerir o orégano e o seu chá. Na verdade, ele até ajuda a controlar o colesterol muito alto.

Chá de orégano para combater a tosse
Para fazer o chá, basta adicionar 1 a 2 colheres (chá) de orégano em 1 xícara de água fervente e abafar por 5 minutos. Depois é só coar e beber. O ideal é tomar até 3 xícaras ao dia.

Após um mês bebendo chá de orégano, constatou-se que 84% das mulheres passaram a ter um ciclo menstrual regular, contra apenas 16% que ainda apresentavam o ciclo irregular.

Se ingerido antes da hora de dormir, pode garantir um sono mais calmo e relaxante. Pode também ajudar na digestão, por ser uma boa fonte de fibras, além de evitar a retenção de líquido e desidratação. Outra curiosidade é que ele combate a flatulência e a sensação de estufamento depois de uma refeição.

Devido à presença de certos componentes, o chá de orégano é indicado para pessoas que estão no processo de emagrecimento e, dessa forma, auxilia na perda de peso. Entretanto, vale lembrar que isso não faz com que o alimento possa ser considerado um emagrecedor natural.

Chá de orégano com limão para revigorar o corpo
Esse vegetal conta com antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e fortalece a imunidade do organismo. O limão já é um velho conhecido das receitas saudáveis caseiras.

Por ser rico em fibras, o orégano fresco e cru pode auxiliar na eliminação de toxinas pelo intestino por meio da bile, o que reduz o risco de câncer de cólon. Ainda por cima, seu poder antioxidante impede a ação dos radicais livres que podem ser responsáveis por mutações que resultam em células malignas.

Um estudo demonstrou que o orégano demonstra uma excelente atividade fungicida para controlar as bactérias, como a Helicobacter pylori, uma bactéria que pode ser encontrada no estômago de pacientes que sofrem de gastrite crônica.

1. os chás naturais podem ajudar – sem exageros! Os chás de gengibre, folhas de rabanete, orégano, sene e canela podem fazer a menstruação descer em pouco tempo.

O que fazer em caso de menstruação atrasada

  1. Reduzir a intensidade do exercício físico;
  2. Reduzir o estresse;
  3. Manter uma alimentação equilibrada, evitando dietas muito restritivas;
  4. Manter o peso ideal;
  5. Tomar a pílula anticoncepcional, se recomendado pelo ginecologista, para regular o ciclo menstrual.

Quais os efeitos colaterais do chá de orégano? Especialistas alertam para o consumo exagerado de bebidas com propriedades fitoquímicas, como o chá de orégano. É que pode levar a vômitos e reações alérgicas. Se tiver histórico de alergia ou intolerância à especiaria, evite ingeri-lo.

Além de ter um efeito calmante, o chá de louro é praticamente um diurético natural. Beber de 2 a 3 xícaras por dia da substância ajuda a diminuir a retenção de sódio e líquidos do organismo e evitar problemas como insuficiência renal e hipertensão. A bebida também alivia as dores da cólica e inflamações em geral.

Em conclusão, o consumo de chá de orégano apresentou efeito na diminuição da glicemia, podendo ser considerado como uma possível alternativa para uso em diabéticos.