Para que serve o estudo da demografia?

Perguntado por: esalazar . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

A demografia possui uma importância fundamental na análise dos padrões populacionais de uma determinada localidade. A partir dela, é possível identificar e analisar as características da população local. Sendo assim, a demografia é o principal mecanismo de disseminação de informações sobre a população.

Demografia analítica: responsável pela elaboração metodológica e fornecimento de dados; Demografia política: a aplicação dos estudos anteriores em políticas públicas voltadas para o controle populacional e melhorias na qualidade de vida da sociedade.

Demografia é a ciência que estuda a dinâmica populacional humana por meio de estatísticas que utilizam como critérios e religião, educação, etnia e outros critérios que são influenciados por fatores como taxa de natalidade, fecundidade e migrações.

Os principais indicadores da demografia são taxa de natalidade, taxa de fecundidade, taxa de mortalidade, taxa de mortalidade infantil, taxa de crescimento vegetativo ou natural de uma população, saldo de migração e muitos outros.

D A Demografia tem por objeto a população como um todo desconsiderando os indivíduos.

As características que assumem a mortalidade (óbitos), a natalidade (nascimentos) e a migração (mobilidade espacial da população) em uma realidade social específica, assim como a inter- relação entre esses fatores, constitui o que se denomina de dinâmica demográfica.

São indicadores: população; razão entre os sexos; crescimento populacional; taxa de fecundidade; taxa bruta de natalidade; mortalidade proporcional por idade em menores de um ano; esperança de vida ao nascer; índice de envelhecimento, entre outros.

Tópicos deste artigo

  • Primeira fase: pré-transição demográfica.
  • Segunda fase: explosão demográfica.
  • Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional.
  • Quarta fase: estabilização da população.

Transição Demográfica: o que é, como funciona e fases!

  • Pré-transição.
  • Aceleração ou explosão demográfica.
  • Desaceleração demográfica.
  • Estabilização demográfica.

As principais teorias demográficas são: malthusianismo, neomalthusianismo, teoria reformista e transição demográfica. As teorias demográficas explicam a evolução das populações.
...
Quais são as teorias demográficas?

  • teoria malthusiana;
  • teoria neomalthusiana;
  • teoria reformista;
  • teoria da transição demográfica.

Algumas questões de pesquisa demográfica podem estar relacionadas a idade, etnia, sexo, estado civil, qualificações básicas, emprego, renda familiar e outros parâmetros familiares.

Resposta: demografia: é o estudo do crescimento populacional de uma determinada região. importancia: reflete vários indicadores sociais e econômicos do país, além de influenciar nas políticas públicas que devem ser para o povo.

A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes.

A Demografia é o estudo das populações e suas dinâmicas. A Geografia da População, por sua vez, corresponde ao estudo dessas dinâmicas e suas relações com o espaço geográfico, onde as populações são vistas como agentes e produtos das relações sociais, econômicas, naturais e culturais que compõem o meio.

São o conjunto de dados relativos a aspectos populacionais - idade, gênero, tamanho e tipo de família e classe econômica.

A população refere-se ao conjunto de indivíduos de um território. Há dois tipos de população, sendo eles: População absoluta: é o número total de pessoas que habitam um determinado território. População relativa: é o número total de habitantes divididos pela área do seu território de habitação.