Para que serve o ponto cego?

Perguntado por: zmoura . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
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O ponto cego é uma área em que o motorista não consegue visualizar enquanto dirige um veículo. Quando não se tem o controle desse ponto, situações como acidentes e ultrapassagens perigosas podem ocorrer.

O monitor de ponto cego. Hoje muitos carros trazem monitor de ponto cego, um ponto de luz que acende nos espelhos externos quando câmeras detectam um veículo se aproximando, mas que está no campo visual dos espelhos.

O alerta de ponto cego identifica a existência de outros veículos, pessoas ou objetos nas áreas não cobertas pelos espelhos retrovisores. O alerta é feito por luzes nos retrovisores externos ou no painel.

Com uma mão cubra seu olho esquerdo e olha para a cruz localizada a 50 centímetros de distância. Depois de um tempo observando a cruz, você poderá perceber que, pouco a pouco, o círculo começa a desaparecer do seu campou visão. Se você conseguir, terá encontrado o ponto cego do olho.

Testes de ponto cego
Aproximadamente a 15 cm de distância para a esquerda desse círculo, desenhe uma pequena cruz (+); Com seu olho esquerdo fechado, segure o papel a 50 cm do seu rosto; Foque sua visão no desenho da cruz e lentamente se aproxime do papel até que a bola preta desapareça por completo.

"Olhos leitosos e esbranquiçados" somente são observados quando a córnea está afetada. Essa estrutura ocular é geralmente transparente permitindo a visualização da íris, que determina a cor dos olhos. Quando afetada a córnea se torna opaca, resultando no aspecto que você descreveu.

O que é o ponto cego do carro? O ponto cego do retrovisor é a área ao redor dos automóveis que não pode ser observada de modo direto pelo condutor. Esses pontos são as áreas da estrada que não podem ser vistas ao olhar para frente ou para trás, através de qualquer retrovisor e espelho lateral.

Assim como as selfies, as câmeras de webcams e outros dispositivos de captura de imagem podem distorcer substancialmente o rosto. Webcams, inevitavelmente gravando a curtas distâncias focais, tendem a produzir um rosto no geral mais arredondado, olhos maiores e mais afastados, e um nariz mais largo.

Este desconforto é um exemplo do efeito da “mera exposição” ou mere-exposure effect. Trata-se de fenômeno psicológico pelo qual as pessoas tendem a desenvolver uma preferência por alguma coisa meramente por se sentirem familiarizadas com ela.

Sua função é controlar os níveis de luz, assim como faz o diafragma de uma câmera fotográfica. A pupila é a abertura para a entrada de luz que é controlada pela íris. A íris tem características que são próprias de cada pessoa.

A distância de segurança (dS) consiste na distância mínima que dois veículos devem manter entre si para que, no caso de travagem brusca, não colidam. Esta é calculada pela soma da distância de reação com a distância de travagem e vem expressa no SI em metros.

O viés do ponto cego é um tipo de viés cognitivo. Guiado por este viés, uma pessoa tende a identificar os vieses cognitivos no comportamento das outras pessoas, mas não é capaz de fazer o mesmo em si própria.

Existe um ponto cego, ou seja, percepções e informações que outras pessoas possuem, mas que preferem não declarar. E sem essas informações, seu campo de ação é limitado. Pouco pode fazer para melhorar a qualidade da sua liderança. Afinal, ninguém reconhece aquilo que desconhece e só é possível agir sobre o conhecido.

O conhecimento sobre as cores no caso de pessoas cegas de nascença é representado numa região cerebral normalmente associada ao conhecimento de palavras que não têm referências sensoriais, como virtude ou justiça. Foi o que descobriu um estudo publicado na Nature Communications.

Para eliminar os pontos cegos, o motorista deve, ao sentar, inclinar a cabeça até quase encostar no vidro esquerdo. Então, deverá posicionar o espelho de tal lado em uma posição que só consiga ver o final da traseira do seu veículo.

A resposta geral foi que eles sabem o momento de parar que é quando o papel para de deslizar como um corpo inerte na neve e passa a trepidar como um carrinho de supermercado num caminho de paralelepípedos.