Para que serve o remédio quetiapina de 25?

Perguntado por: emonteiro7 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Quetiapina é um remédio empregado principalmente no tratamento de esquizofrenia e transtorno bipolar. O fármaco é comercializado em comprimidos com dosagens de 25 mg, 100 mg, 200 mg e 300 mg.

Quetiapina dá sono? Em muitos pacientes, sim! Como vimos, a quetiapina tem a sonolência como um dos seus possíveis efeitos colaterais. Para prevenir e amenizar os episódios de mania, o fármaco atua diretamente no sistema nervoso central, reduzindo a ansiedade, a irritação e, sim, a insônia.

Um estudo aberto avaliou o uso da quetiapina nas modalidades de 25 e 50 mg no tratamento da insônia. Os pacientes apresentaram melhora do sono na primeira reavaliação com duas semanas e, na avaliação subsequente, com seis semanas.

Tontura, dor de cabeça, sonolência, enjoo, vômito, diarreia e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais do hemifumarato de quetiapina.

Hemifumarato de Quetiapina deve ser administrado à noite, em dose única diária.

Medicamentos são substâncias que objetivam curar doenças ou aliviar sintomas. São usados para trazer bem estar, porém, se os devidos cuidados não forem tomados, podem causar problemas.

Sintomas de abstinência por descontinuação aguda como insônia, náusea e vômito têm sido descritos após interrupção abrupta do tratamento com fármacos antipsicóticos como a quetiapina. É aconselhada a descontinuação gradual por um período de pelo menos uma a duas semanas (ver item “Reações adversas”).

O hemifumarato de quetiapina pode induzir a queda de pressão arterial em pé, especialmente durante o período inicial do tratamento. - Em pacientes com histórico ou com risco para apneia do sono e que estão recebendo concomitantemente depressivos do sistema nervoso central (SNC).

O medicamento quetiapina pode dar sono em alguns pacientes. Isso acontece porque o fármaco atua no sistema nervoso central e na redução e prevenção dos episódios de mania. Isso ameniza irritabilidade, ansiedade, impulsividade e insônia, por exemplo.

A dose usual efetiva está na faixa de dose de 400 a 800 mg/dia. A dose deve ser titulada como descrito a seguir: 50 mg (dia 1), 100 mg (dia 2), 200 mg (dia 3) e 300 mg (dia 4). O hemifumarato de quetiapina pode ser titulado até 400 mg no dia 5 e até 600 mg no dia 8.

O consumo de chá na cama ajuda a relaxar e pegar no sono mais rapidamente.

  • Chá de camomila. Provavelmente a mais popular entre os apaixonados por chá, a camomila é um dos principais calmantes utilizados para dormir. ...
  • Chá de capim limão. ...
  • Chá de maracujá ...
  • Bônus: chá para dormir de valeriana e chá verde.

Estratégias para eficácia do antidepressivo
Uma das ferramentas disponíveis no mercado é o teste farmacogênico, que consiste na análise do DNA do paciente. O procedimento pode ser realizado por meio da coleta de amostras de saliva, de mucosa bucal ou de sangue.

O medicamento quetiapina é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) para o tratamento de: Esquizofrenia (CID10: F20. 0, F20. 1, F20.

A Quetiapina também pode ser utilizada em pacientes com episódios de mania e depressão se associada a transtorno afetivo bipolar. O Hemifumarato de Quetiapina atua bloqueando receptores de um neurotransmissor chamado Dopamina, como consequência vai diminuir quadros de insônia, irritabilidade e impulsividade.