Pode tomar Rivotril e quetiapina juntos?

Perguntado por: agil . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Tomo Rivotril e o médico indicou também hemifumarato de quetiapina posso misturar esses dois remédios? Ambas as medicações são sedativas, isto é, tendem a dar sonolência e aumentar o tempo de reação a estímulos, mas não existe contra-indicação absoluta em se usar a associação.

Conclusão: Mirtazapina e quetiapina melhoraram a continuidade do sono e o tempo de sono total em um modelo de insônia transitória. Administrar 1 cápsula ao dia ou conforme a orientação médica. Administrar 1 lâmina 30 minutos antes de dormir ou conforme orientação médica.

A quetiapina substitui o rivotril a noite ela dá sono pois sofro de insônia e meu médico substituiu. A depender da razão da substituição é possivel que se faça tal troca. Sob certas condições pode-se recomendar o uso da quetiapina em baixas doses para pacientes com queixas de insônia.

Você deve utilizar hemifumarato de quetiapina com cuidado nas seguintes situações: Se estiver tomando bebidas alcoólicas e outras medicações que atuam no cérebro e no comportamento, em conjunto com outras medicações que são conhecidas por causar desequilíbrio eletrolítico ou por aumentar o intervalo QT; se estiver ...

Devido ao potencial para uma interação de magnitude semelhante em uso clínico, a dose de Hemifumarato de Quetiapina deve ser reduzida durante o uso concomitante do Hemifumarato de Quetiapina e potentes inibidores da CYP3A4 (como antifúngicos do tipo azóis, antibióticos macrolídeos e inibidores da protease).

Consumo de álcool. Depressores do sistema nervoso central. Medicamentos que agem no sistema nervoso. Alguns medicamentos para o estômago.

Sim, o Rivotril (clonazepam) pode ser usado como coadjuvante de qualquer antidepressivo, inclusive a sertralina.

Além disso, esse medicamento interage com outros remédios que atuam no sistema nervoso central e também com bebidas alcoólicas. “Tanto o álcool como a droga atuam como depressores do sistema nervoso central. Então, o efeito dos dois fica potencializado, diminuindo a excitação cerebral”, esclarece a expert.

A fruta toranja (em inglês, grapefruit) bloqueia a enzima que metaboliza a quetiapina, elevando os níveis da mesma no sangue, trazendo risco de intoxicação. A ingesta de bebida alcoólica reduz os efeitos terapêuticos da quetiapina e intensifica os efeitos colaterais desse medicamento.

Para a insônia ou ansiedade, por exemplo, a dose geralmente é entre 25 a 100 mg. Já para a depressão bipolar, é de até 300 mg. Em casos muito raros de esquizofrenia, pode chegar até a 800 mg.

A quetiapina é um remédio antipsicótico indicado para o tratamento da esquizofrenia ou transtorno bipolar, que age regulando os níveis de serotonina e dopamina no cérebro, que são neurotransmissores responsáveis pela comunicação entre os neurônios, controle das emoções, humor, memória e sono.

Isso porque, mesmo sendo uma medicação da classe dos antipsicóticos, ela possui efeito serotoninérgico em doses baixas. Os efeitos colaterais mais comuns observados na clínica são náuseas, tontura, sonolência excessiva.

O Seroquel (quetiapina) é rapidamente absorvido após administração oral. Atinge o pico plasmático (pico da concentração no sangue) dentro de uma hora e meia, aproximadamente.

Apesar da quetiapina ser considerada como um antipsicótico, ela tem demonstrado excelentes respostas nos sintomas ansiosos e depressivos. A fluoxetina é um antidepressivo e o Clonazepam é um ansiolítico, muito usado em situações emergenciais e por um período de tempo mais breve.

Deve-se notar que a dose máxima diária recomendada de hemifumarato de quetiapina é 600 a 800 mg/dia dependendo da indicação (ver item Posologia). Tratamentos contínuos em altas doses devem ser considerados somente como resultado de considerações cuidadosas da avaliação do risco/benefício para cada paciente.

Sim, o seroquel (quetiapina) pode ser utilizado em qualquer horário. De forma geral, como ele pode causar sonolência nas primeiras semanas de uso, recomendamos inicialmente o horário noturno.

Esta é uma dosagem baixa de quetiapina, utilizada principalmente para a insônia. A quetiapina é uma boa opção de medicação potencializado para tratamento de ansiedade e depressão (ou seja, ela precisa ser utilizada junto a outra medicação).

A quetiapina, composto ativo do Seroquel, pode causar mais comumente sonolência, cefaleia, boca seca e tonturas. A longo prazo pode causar ganho de peso também. Mas estes são apenas alguns dos efeitos colaterais possíveis.

Há, presentemente, três estabilizadores do humor comprovadamente eficazes:

  • O Lítio, comercializado, em Portugal, no medicamento Priadel;
  • O Valproato, comercializado nos medicamentos Diplexil R e Depakine;
  • A Carbamazepina (Tegretol).

Qual rivotril mais forte, 2,5 mg em gotas ou em comprimidos? Depende da dose usada. Sob a forma de comprimidos, há os de 0,5mg e 2mg, ou seja, 4 vezes mais.