Para que serve o teste de cetose?

Perguntado por: dparis2 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

As fitas teste de cetose te ajuda a alcançar o estado cetogênico sem efeitos colaterais da dieta cetogênica, com muita saúde. A única forma de você ter certeza que induziu a cetose nutricional é medindo os corpos cetônicos.

Medir a cetose na urina vai guiar a sua dieta cetogênica da maneira certa. Antes você estava fazendo uma dieta às cegas, agora você terá uma informação relevante para comprovar se sua dieta cetogênica está funcionando.

Entre 0,5 e 1,5 mmol/L — você está em cetose nutricional. Estar em cetose neste nível ajuda a emagrecer e a melhorar sua saúde metabólica. Para grande parte das pessoas, não há muita diferença entre estar mais próximo do 0,5, ou do 1,5, ou mesmo do 3,0.

A cetose é segura e sem perigo para sua saúde. Enquanto a cetoacidose não vai acontecer se você não é diabético do tipo 1 (ou tipo 2 com o pâncreas bastante estragado) — e você também não quer que aconteça. Se acontecer, você tem que receber cuidados médicos imediatos.

A Cetose é uma doença associada ao estado de Balanço Energético Negativo (BEN), situação em que a necessidade energética é maior do que a ingestão de energia. Este BEN ocorre geralmente entre as vacas leiteiras nas últimas semanas de gestação e primeiras semanas de lactação (SCHEIN, 2012).

Resumindo: Se quiser sair da cetose ou da dieta cetogênica, basta comer um pouco a mais de carboidratos.

O problema é que essa alteração leva a uma menor tolerância à glicose e, com isso, uma reintrodução repentina de açúcar no organismo pode causar picos de glicose no sangue. Este problema, como lembram os cientistas, tem sido associado ao aumento do risco cardiovascular.

3

O organismo leva alguns dias para entrar em cetose, geralmente uns 2 ou 3. No entanto, os resultados começam a aparecer a partir do 3º ao 7º dia. O que vai determinar isso é o empenho individual de cada pessoa na hora de montar o seu prato e também, fazer atividade física.

Quem é adepto da dieta cetogênica consome grande quantidade de gordura, faz ingestão moderada de proteínas e de quantidades mínimas de carboidratos e desta forma consegue queimar calorias e emagrecer até 8 kg em um mês.

Não existe um horário “melhor” ou “pior”, sendo que o corpo cetônico BHB oscila ao longo do dia, devido à alimentação, estresse, exercícios físicos e atividades em geral.

Alimentos proibidos na dieta cetogênica
Farinha de trigo, torrada, pão, bolos, doces, biscoitos, chocolate, caramelo, açúcar e açúcar mascavo são proibidos na dieta cetogênica pois são ricos em carboidratos e pobres em gorduras e proteínas.

Dietas que limitam excessivamente a ingestão de carboidratos ocasionam rápida redução do peso corporal, porém podem levar ao surgimento da cetose, que é o processo em que o corpo passa a usar a gordura (e não mais os carboidratos) como fonte primária de energia", disse a profissional.

Dentre elas, podemos citar como frutas que entram com certa tranquilidade na cetogênica:

  • abacate,
  • coco,
  • framboesa,
  • kiwi,
  • limão,
  • mirtilo, e.
  • morango.

Em resumo: estar em cetose mais ou menos profunda não emagrece mais. Porque estar em cetose não significa que você vai eliminar gordura corporal. Significa, apenas, que seu corpo está usando gordura como combustível. (Sendo que boa parte desse combustível pode estar vindo da sua alimentação.)

No início do jejum, a glicose é obtida a partir do glicogênio (grande molécula armazenada como reserva de carboidratos), pela ação dos hormônios glucagon e epinefrina, sendo que esses estoques são esgotados entre 18 a 24 horas de jejum.