Para que serve o tipo de fonte?

Perguntado por: asalgado . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Essenciais para a criação e consolidação de uma marca, os tipos de fontes são ferramentas do design gráfico voltadas para o estudo e aplicação de formatos, tamanhos e estilos das palavras.

Transmitem elegância, criatividade e dão um toque especial ao texto. No entanto, não podem ser usadas em excesso, pois acabam prejudicando a leitura. Além de variar em estilo, as fontes geralmente possuem mais de um peso.

Tipografia é o estudo, criação e aplicação dos caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras. Os tipos, conhecidos como fontes ou tipos de letra, indicam a composição visual de um texto.

O termo FONTE é geralmente confundido com TIPO. Tradicionalmente, em tipografia, uma FONTE refere-se geralmente a um TIPO (ou Família Tipográfica) de um dado tamanho. Um TIPO é um conjunto de desenhos correspondentes aos caracteres específicos de cada linguagem.

A primeira forma de identificar a fonte é através de uma função do site WhatTheFont que é oferecido de forma gratuita pelo MyFonts. Após acessar o site é preciso escolher a imagem que foi previamente recortada. O sistema fará uma verificação dos caracteres e, se necessário, ele solicitará alguma correção.

Helvética

Helvética: a fonte mais utilizada no mundo.

O que é fonte de dados? A fonte de dados é a forma como as informações são agrupadas e salvas. Um documento do Word, uma planilha do Excel e um banco de dados são apenas alguns exemplos que podemos citar.

As fontes de energia podem ser de dois tipos: renováveis e não renováveis.

Fontes de informação são geralmente classificadas como fontes primárias, secundárias e terciárias. As fontes dependem da sua originalidade e sua proximidade com a fonte de origem. A fonte de origem geralmente é chamada de Fonte Primária, que é o primeiro grau da informação.

Como escolher a fonte ideal para os seus designs?

  1. 1° passo: Pense no seu conteúdo.
  2. 2º passo: Foque na escaneabilidade para fonte de corpo.
  3. 3º passo: Escolha algumas fontes para o título.
  4. 4º passo: Combine as fontes escolhidas.
  5. 5º passo: Crie uma hierarquia visual.

As fontes modernas são afiadas, elegantes, arrojadas, profissionais e elegantes. Elas também são frequentemente sans serif (mas nem sempre) e às vezes se encaixam na categoria de fontes cursivas. Seu design é imediatamente reconhecível e frequentemente usado em cabeçalhos e logos.

Fontes manuscritas são, na maioria das vezes, utilizadas em trabalhos gráficos como convites, pois são tradicionais. Por reproduzir a escrita humana, passam a mensagem de elegância, classe, antiguidade. Fontes English111, Vivace BT, TypoUpringht BT, Amazone BT, por exemplo.

O discurso do mercado considera a fonte nominal como aquela que indica uma potência em Watts maior, que não consegue atingir, enquanto a real entrega a potência declarada, mesmo que não por longos períodos.

Fontes sem serifa transmitem modernidade e liberdade, são mais objetivas, joviais e minimalistas. É bastante utilizada na Web. Exemplos de fonte sem serifa: Arial, Tahoma, Verdana, Helvetica, Avenir, Futura. Exemplos de Logotipos sans serif: Facebook, Uber, Google, Babbo Giovanni.