Para que serve um TRIAC?

Perguntado por: scaldeira . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

O TRIAC funciona como um interruptor controlado e apresenta as mesmas características funcionais de um SCR. No entanto, ele possui a vantagem de poder conduzir nos dois sentidos de polarização. A Figura 7.1 mostra sua simbologia. O TRIAC funciona como dois SCRs em anti-paralelo, de acordo com a Figura 7.2.

O acionamento é realizado através de um optoacoplador e o terminal do triac que faz contato com o dissipador é isolado internamente. Isso mantém a tensão AC longe do microcontrolador e demais circuitos DC.

Estrutura do Triac
Observe que o Triac tem dois terminais principais: MT1 e MT2 e um terminal de comporta.

O módulo tiristor diodo é um dispositivo de controle de corrente alternada que pode ser utilizado em muitos equipamentos eletrônicos para realizar funções como controle de temperatura, velocidade e iluminação.

Os tiristor diodo são parecidos, mas o diodo é considerado por muitos como sendo uns dos melhores semicondutores, sendo fabricado com dois tipos de cristais o silício e o germânio. Já o tiristor é composto por uma série de dispositivos semicondutores que funcionam em circuitos chaveados.

Tiristor ( SCR )
O seu funcionamento assemelha-se em alguns aspetos ao de um díodo pelo fato da corrente fluir pelo componente apenas em um sentido, entrando pelo terminal do ânodo e saindo pelo terminal do cátodo.

Os diodos retificadores são dispositivos condutores de energia elétrica, compostos por um terminal positivo e outro terminal negativo. Essas características permitem aos diodos retificadores realizar a transferência de energia, transformando corrente alternada em corrente elétrica contínua.

Triac – Triodo de corrente alternada
Como dito anteriormente, os dimmers modernos ligam e desligam a carga ao invés de desvia-la pra percorrer sobre um material resistivo. O responsável por este funcionamento é o Triac (Triodo de corrente alternada).

O controle eficiente da luminosidade de uma lâmpada incandescente, da temperatura de uma estufa, secador de cabelos ou de algum eletrodoméstico e finalmente o controle de velocidade de uma ferramenta ou eletrodoméstico que tenha motor só pode ser feito com o uso de um bom dimmer.

as correntes nos capacitores formados pelas junções podem chegar a um valor que acaba com o triac esse tipo de falha. no semicondutores sim porque pode acontecer nos mosfets transistores e remeter e tudo mais é. chamado de disparo por DVD ter mas.

Os tiristores são amplamente utilizados em muitas áreas da eletrônica atuando como chaves eletrônicas. Os circuitos de tiristores podem ser usados para muitas aplicações de energia, pois esses componentes eletrônicos são capazes de alternar altas correntes com muita facilidade.

j) Corrente de disparo (IL): mínima corrente de anodo requerida para manter o SCR ligado imediatamente após ocorrer a passagem do estado desligado para o ligado e ser removida a corrente de porta. k) Tempo de disparo (ton): é o tempo necessário para o tiristor sair do estado desligado e atingir a plena condução.

O SCR, também conhecido como tiristor, é um dispositivo semicondutor NPNP de 4 camadas. Em seu estado normal o SCR bloqueia a passagem de corrente (ou tensão) entre os seus dois terminais.

Existem diversos modelos de tiristores, pode-se citar o GTO, o LASCR, o LTT, entre outros.