Para que serve xantinon para cachorro?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Xantinon® é indicado para auxiliar (ajudar) no tratamento dos distúrbios do fígado.

Posologia do Xantinon Complex
Administrar um flaconete (10 mL) três vezes ao dia, antes das principais refeições ou a critério médico.

Como funciona? Os componentes ativos de Xantinon, que são a metionina e colina, são classificados como nutrientes essenciais para o organismo, auxiliando na eliminação da bile e na metabolização das gorduras presentes no fígado, melhorando o funcionamento do órgão.

Alimentos que podem ajudar a desintoxicar o fígado dos pets: fundo de alcachofra, algumas gotas de limão, dente-de-leão, um pouco de beterraba crua triturada, 1/3 de castanha-do-Pará trituradinha, folhas verde-escuras.

O boldo é um excelente remédio caseiro para cachorros com problema no fígado, pois tem capacidade de tratar o fígado inchado e com gorduras acumuladas, melhora a secreção da bile, alivia sintomas e enjoo e desconforto abdominal.

Hidratação e dieta leve podem ajudar. Quando o cachorro vomita algumas vezes, fica um pouco desidratado. É importante oferecer líquidos para que a situação não se agrave. Caso ele torça o nariz para a água em temperatura ambiente, tente oferecer água gelada ou água de coco – geralmente mais atrativas.

Alguns dos medicamentos que podem causar intoxicações em cães e gatos, são:

  • Ácido acetil salicílico (Aspirina)
  • Paracetamol (Tylenol®)
  • Piroxican (Feldene®, Inflamene®)
  • Diclofenaco sódico (Voltaren®)
  • Diclofenaco potássico (Cataflam®)
  • Piridium®
  • Ibuprofeno.

Além do fígado de boi, o cachorro pode comer fígado de frango também. No entanto, tanto no fígado bovino quanto no de galinha, é preciso ter atenção à quantidade e frequência com que é oferecida. O ideal é sempre conversar com um veterinário antes de adicionar ou retirar qualquer alimento da dieta do seu cãozinho.

Pode dar omeprazol para cachorro? Apesar do remédio Gaviz ser à base de omeprazol, não é indicado a administração do omeprazol de humanos em cães e gatos. Medicamentos humanos possuem doses diferentes daquelas usadas para animais e pode ter compostos tóxicos para os bichinhos.

Buscopan® Composto tem se mostrado eficaz na medicina veterinária, no tratamento de todos os estados espasmódicos intensamente dolorosos do trato gastrintestinal, das vias biliares e das vias urinárias. Buscopan® Composto também é eficaz e seguro em casos de gastroenterites de distinta etiologia.

Por ser tão benéfico, será que cachorro pode comer folha de boldo ou chá todo dia? A resposta para essa dúvida é: jamais! Embora a utilização e o consumo tenham muitas vantagens, o boldo pode ser bastante tóxico tanto para os humanos, quanto para os animais.

Xantinon União Química com 30 comprimidos revestidos é indicado para ajudar no funcionamento regular do fígado. É um remédio que auxilia na remoção da bile e no metabolismo das gorduras, normalizando as funções do fígado e aliviando os desconfortos.

Xantinon® Complex destina-se a uso exclusivo pela via oral. Posologia: Flaconetes: administrar um flaconete (10 ml) três vezes ao dia, antes das principais refeições ou a critério médico. Frasco: administrar 10 ml (duas colheres das de chá) três vezes ao dia antes das principais refeições ou a critério médico.

Xantinon® Complex possui odor e sabor característicos. Flaconetes: tomar 1 flaconete (10 ml), 3 vezes ao dia, antes das principais refeições, ou a critério médico. Frasco: tomar 10 ml (2 colheres das de chá), 3 vezes ao dia, antes das principais refeições, ou a critério médico.

O tratamento de qualquer doença hepática tem como objetivo descansar o fígado e minimizar as funções que têm a ver com o metabolismo de gorduras, proteínas, carboidratos e medicamentos. Controlar a ingestão de cobre nutricional pode beneficiar raças de cães predispostas a acumular níveis tóxicos de cobre no fígado.

Conheça os principais:

  1. Vômito.
  2. Diarreia.
  3. Sialorreia (salivação excessiva)
  4. Apatia.
  5. Dor abdominal.
  6. Convulsão (em casos mais graves)

Água de arroz e chá de erva-doce são ótimos! A água de arroz ajuda a desintoxicar e o chá alivia as cólicas. Lave arroz cru (use um copo de água para cada ½ xícara de arroz comum) e separe a terceira passagem da água. Coloque numa seringa sem agulha e dê um pouquinho do líquido ao cão várias vezes ao dia.

A hepatomegalia em cães é uma doença caracterizada pelo aumento do tamanho do fígado. No entanto, esse aumento pode ocorrer por diversas causas, como a intoxicação por ingestão ou por hereditariedade.

Os sinais clínicos mais comuns da pancreatite canina são: vômitos, diarreias, febre, dor abdominal, abdômen inchado ou enrijecido, falta de apetite, desidratação (devido à diarreia), fraqueza e emagrecimento progressivo, dificuldade para respirar e aumento ou diminuição da ingestão de água.

O vômito líquido dos doguinhos podem ser transparentes ou amarelados. Em ambos os casos, o recomendado é buscar orientação profissional, pois pode ser que ele seja um sinal de gastrite.