Para que servia a capa?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Uma capa serve para muita coisa, inclusive para proteger o miolo de um livro. Porém, assim como um caramujo sem concha, os livros saíam das oficinas gráficas sem esse aparato até o início do século 19. Cabia então ao livreiro, ou ao leitor, encadernar o miolo da maneira como bem quisesse.

Essa capa significava que ele tinha uma autorização do governo romano para pedir esmola, pois era um mendigo. Para Bartimeu a capa era o atestado claro da sua cegueira, pois simbolizava tudo que não era adequado, e que portanto, precisava ser deixado de lado. Ao encontrar Jesus, sua vida teria uma nova história.

Parte exterior de um livro, caderno, revista, ou de outra obra ou publicação, geralmente em papel ou material mais resistente.

Bartimeu, o cego de Jericó, implorou a Jesus por misericórdia, clamou fervorosamente enquanto muitos o repreendiam. Sua perseverança, humildade e fé inabalável cativaram Jesus, que o curou. Na história de Bartimeu, aprendemos que é essencial nunca desistirmos de buscar Deus, mesmo quando enfrentamos dificuldades.

Usava uma túnica, quíton, que para os homens ficava um pouco abaixo do joelho, e não no tornozelo.

conj. - e, além disso, ambos, mas, até, para, se, de acordo, tanto quanto, demais a, ou, então, que, de forma que.

Qual a diferença de capa e túnica? Capa – Sociedade Bíblica do Brasil A capa ou veste exterior era usada por cima da túnica. Homens e mulheres usavam vestes exteriores. A capa era geralmente feita de um material mais pesado do que a túnica, e era mantida no lugar com um cinto feito de tecido ou couro.

Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Betel e que se aposentando do serviço militar tornou-se um cidadão bem sucedido na região, um forte comerciante.

Sem enxergar, reconhece o Messias
Jo 1, 45-46). Entretanto, ele aplica ao Divino Redentor o apelativo de “Filho de Davi”, próprio ao Messias, sinal de que já acreditava na missão de Jesus.

Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho e os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai.

Estudo Sobre o Cego de Jericó O cego Bartimeu foi o homem curado por Jesus em sua passagem pela cidade de Jericó. Apesar de Jesus ter curado outro cego naquela mesma região, Bartimeu foi quem ficou conhecido na história como “o cego de Jericó”.

Em dois episódios distintos na Judeia, Jesus curou um cego na cidade de Jericó, e outro em Jerusalém. O cego em Jericó, se chamava Bartimeu, conforme citado porMarcos (10:46-52), Lucas (18:35-43) e Mateus (20:29-34).

Jesus fez um pouco de barro com a terra e colocou nos olhos do cego. Depois disse ao homem que lavasse os olhos. Assim que o homem tirou o barro dos olhos, começou a enxergar! Quando os vizinhos o viram, não tiveram certeza de quem ele era.

A sua visita à cidade mais antiga do mundo pode começar por sua principal atração: o Monte das Tentações. Segundo a Bíblia foi justamente neste local que Jesus passou 40 dias em completo jejum, e também onde ele teria sido tentado pelo diabo.

A beira do caminho é lugar de ciladas. No salmos 140:5 diz: Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim. Jesus disse que Ele é o caminho. Estar à beira é estar próximo, mas sem entrar nEle.

No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.