O que significava jogar a capa?

Perguntado por: lmendes5 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Para os judeus a capa simbolizava a situação da pessoa perante a sociedade. A capa de um morador de rua, por exemplo, era diferente de todas as outras, pois quem a usava, indicava a todos ser um mendigo, diferente das pessoas da classe alta que usavam capas de linho fino.

Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho e os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai.

1 Reis 19. 19 Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois e conduzindo a décima segunda parelha. Elias o alcançou e lançou sua capa sobre ele.

Resposta: Esta palavra vem do Latim cappa, originalmente uma peça de roupa que cobria também a cabeça, caput.

Essa autorização era através de uma capa que era entregue que estava escrito por trás da mesma em latim “este homem é um miserável, mendigueiro, vive de esmola”. Dessa forma havia identificação que aquela pessoa era pedia esmolas.

Quando Elias se separou de Eliseu para ir ao paraíso de delícias lhe jogou esta capa. Com esta capa Elias ensinou que os monges que abraçam esta religião devem levar por cima do hábito a capa branca da maneira que o Senhor lhe mostrou em profecia; vestidos a Sabac (à maneira de Sabac), pai de Elias.

Aprendemos com o cego Bartimeu que diante daqueles que estão contra nosso clamor de fé, devemos perseverar e clamar cada vez mais. Sempre vai existir pessoas que não compreendem a nossa fé, mas nem por isso devemos nos intimidar diante desses “pedidos para nos calarmos”.

Eliseu toma o manto de Elias e torna-se o profeta. (2:11–15) Cinqüenta homens procuram Elias por três dias, apesar de Eliseu ter-lhes aconselhado a não fazê-lo. (2:16–18)

Jesus passa pelas estradas de Jericó, um cego chamado Bartimeu se dirige a Ele gritando: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” O grito deste homem comove o coração de Jesus, que para, manda chama-lo e cura-o. É um encontro que comove, o Senhor se encontra com aquele que sofre.

Apesar de estar presente nos três Evangelhos, a Bíblia revela poucos detalhes a respeito de Bartimeu. Por exemplo, seu nome é revelado apenas no Evangelho de Marcos 10:46, característica rara na Bíblia. No mesmo livro, seu nome tratado como "Bartimeu, filho de Timeu".

O termo usado em hebraico é “qereah”, nota Silva – derivado do verbo “qrh”, que significa “rapar a cabeça”. Ou seja, tudo indica que Eliseu não é careca porque sofre de calvície, mas sim porque cortou rente os cabelos, de forma total ou parcial.

O profeta temeu por sua vida e fugiu para o deserto. Foi nesse contexto que ocorreu o episódio popularmente chamado de “a depressão de Elias”. A ameaça de Jezabel e a situação desanimadora de Israel para alguém que tinha um enorme zelo pelo nome do Senhor, fizeram com que Elias ficasse desanimado e deprimido.

O manto significa a dignidade da profecia. Alguém deve continuar a missão. Elias escolhe pessoalmente ao seu sucessor na profecia da Palavra. É uma escolha do profeta.

Capas, túnicas e togas, além de oferecerem proteção útil, se tornaram adereços para destacar reis, rainhas, líderes religiosos, cavaleiros, generais, juízes, santos/figuras míticas. O adorno da capa cria a impressão de grandeza, o que era bastante útil para simbolizar respeito e gerar distanciamento.

1. Capa preta. Pessoa muito importante ou muito influente. Chefe.

A tradicional capa, ou primeira capa, é o cartão de visitas do livro, onde aparecem as principais informações como: nome do livro, nome do autor, editora e elementos gráficos. A segunda capa é a parte oposta à primeira capa. Geralmente, na maioria dos livros, a segunda capa aparece em branco.