Pode alinhar antes de balancear?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 16 de maio de 2023
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O balanceamento das rodas não está ligado ao alinhamento. A prática deve ser realizada quando o volante estiver vibrando, duro demais, quando o motorista fizer a troca dos pneus ou quando a quilometragem estipulada para ela for alcançada.

O balanceamento do automóvel faz parte do processo de manutenção preventiva, garantindo que as rodas girem sem vibrações. Já o alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, evitar acidentes e garantir uma direção mais tranquila ao motorista, além de economizar combustível.

Segundo o engenheiro, é recomendado fazer uma verificação de alinhamento e balanceamento a cada 10 ou 15 mil km.

Assim, por causa dessa oscilação do conjunto pneu/roda, o motorista pode sentir no carro desbalanceado uma trepidação no volante, se for falta de balanceamento das rodas dianteiras, ou uma trepidação na carroceria, caso falte balanceamento nas rodas traseiras.

Dessa forma, a cambagem é indicada quando o veículo sofreu algum tipo de dano no conjunto de suspensão e está fora de seu ângulo ideal, o que pode causar desgaste irregular dos pneus, desestabilização do automóvel, vibrações no volante e em casos que o carro está puxando para um lado ou outro.

Se você já fez essa pergunta a alguém, saiba que o procedimento é rápido: o alinhamento, procedimento que normalmente dá um pouquinho mais de trabalho para o profissional que está fazendo a revisão do veículo, demora em média 45 minutos. Já o balanceamento dura, em média, 15 minutos.

O serviço de alinhamento e balanceamento custa em média de R$80,00 a R$250,00.

Quanto à periodicidade, a recomendação é que o rodízio seja feito a cada 5.000 km ou, no máximo, a cada 10.000 km, mesmo se não houver sinais visíveis de desgaste, pois eles muitas vezes se manifestam apenas em milímetros ou até mesmo em décimos de milímetros.

Qual é o valor de uma cambagem? Os valores para o serviço de cambagem podem variar a depender da quantidade de rodas a serem consertadas, a gravidade do problema, a sua localidade, os profissionais, dentre outros fatores. Em média, este serviço custa entre R$260 e R$550 – ou seja, cerca de R$100 por roda.

Para entender de forma fácil do que se trata cada um desses itens, pense que o alinhamento se faz com a direção do veículo, o balanceamento se faz com as rodas e a cambagem se refere aos eixos.

Conheça os danos que a falta de balanceamento nas rodas pode provocar no veículo: Desgaste acentuado e irregular em alguns pontos da banda de rodagem dos pneus; Desgaste antes do tempo de rolamentos, amortecedores, terminais de direção e articulador axial; Perda de tração e estabilidade.

Em resumo, o recomendado é que o alinhamento seja feito entre 10 a 15 mil quilômetros rodados. A manutenção é preventiva, e serve para evitar que problemas maiores aconteçam com o tempo.

Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca; mas essa estimativa é feita para os itens que são bem conservados. Algumas práticas ruins dos motoristas prejudicam a durabilidade do equipamento.

O alinhamento é a correção dos ângulos das rodas do veículo. Elas devem sempre estar alinhadas verticalmente em relação ao solo e paralelas entre si. Dessa maneira, o ângulo das rodas será o mesmo que o do volante.

Cuidado: é sinal de que os pneus podem estar sofrendo com o alinhamento incorreto do veículo. A Bridgestone - maior fabricante mundial de pneus - ensina que ouvir o pneu do carro cantar, em uma curva ou linha reta, é sinal de que o carro pode estar desalinhado e/ou com a calibragem inadequada.

O pior é que, com o tempo, ela tenderá a perder o ângulo novamente. Algumas lojas de pneus dizem que, sem a correção de cambagem, amortecedores, pivôs, terminais de direção, não poderão dar garantia dos novos pneus.

A cambagem é obrigatória ao se fazer balanceamento e alinhamento? Não. Problemas na cambagem podem ser detectados no alinhamento, mas não é obrigatório “fazer cambagem” só porque você fez um serviço ou outro. Como dito, esse procedimento implica em troca de peças que afetam o ângulo de câmber.

De acordo com a montadora, nenhum dos seus carros permite esse tipo de serviço. Os modelos HB20 e Creta não permitem esse tipo de serviço.

Pneus novos: O carro pode desalinhar quando são trocados os pneus. A fábrica produz os pneus com a pressão certa para manter o alinhamento do veículo; Suspensão: os bons amortecedores devem manter o carro em movimento suave, sem oscilações, para manter o alinhamento certo.

Como o alinhamento é feito? Muitas pessoas acreditam que o alinhamento é feito apenas nos pneus. Na verdade, ele é executado no conjunto de pneus e rodas. Ao balancear a roda, o profissional utiliza uma máquina especializada para balanceamento que identifica os pontos com desnível e peso em excesso.