Pode almoçar 2 horas?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Para jornadas superiores a 6 horas trabalhadas, a lei especifica que o intervalo de almoço deve ser de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas.

“O ideal é que se descanse no período de 30 minutos no caso de adultos e no máximo 2 horas no caso das crianças, já que ultrapassando esse tempo a pessoa pode sofrer com a falta de sono noturno e, consequentemente, com um resultado inverso”, contemporiza.

Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Comer tem hora certa: fazer refeições muito tarde gera maior risco de obesidade e doenças.

entre 12h e 13h

O indicado é que o horário certo para almoçar deve ser entre 12h e 13h. Segundo uma série de estudos, esse é o horário em que a nossa digestão está funcionando a todo vapor. Faça uma refeição completa.

A Constituição é clara em determinar que a “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais” (Art. 7º, XIII). Portanto, todo o período trabalhado acima das 08h00 diárias devem ser pagas como hora extra, inclusive com adicional mínimo de 50%.

Ou seja, além de não poder exceder duas horas diárias, essas horas devem ser remuneradas com pelo menos 50% de acréscimo do valor da hora normal do trabalhador.

De acordo com o artigo 71 da CLT, quem trabalha mais de seis horas tem direito a um intervalo mínimo de uma hora. Se a jornada é inferior a seis horas, o intervalo é de no mínimo 15 minutos.

Sabe-se que entre 3-4h após a última refeição o corpo começa a manifestar os primeiros sinais de fome.

"Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, pois cada vez que ingerimos algum alimento, o corpo gasta energia para digeri-lo - o que também leva a um gasto calórico - e faz com que a atividade dos intestinos seja intensa e regular", explica Caroline.

De acordo com o estudo, o momento ideal para consumir alimentos é no período entre 7 e 8 horas, não sendo recomendável adiá-lo mais do que isso. Pular essa refeição, aliás, pode dificultar a perda de peso, causando efeito rebote nas demais refeições do dia.

Jamais! Horário de intervalo o funcionário pode utilizar da forma que bem entender, seja pra dormir ou ir na lotérica pagar uma conta, cabe advertência se ele dormir durante o horário ativo de expediente, aí sim, a empresa pode advertir! Agora advertência por dormir no horário de descanso, nunca.

Na prática a CLT garante que o trabalhador possui um limite máximo de 10 minutos diários de tolerância em caso de atraso, 5 minutos no início do expediente e 5 minutos durante as pausas ou ao final do mesmo. Se esse valor diário for ultrapassado, a empresa tem o direito de descontar todo o tempo excedido.

No caso do horário de almoço, o mesmo não conta como hora trabalhada, segundo as leis trabalhistas. Ocorre que o horário de almoço é somado ao tempo de trabalho, ou seja, quando o trabalhador atua por 4 horas mais 15 minutos de descanso, o mesmo terá uma jornada de 4 horas e 15 minutos.

Não existe um padrão de horário correto para almoçar, e sim a necessidade de se atentar ao tempo entre as refeições e as necessidades do corpo. Sass reitera que, teoricamente, um café da manhã balanceado deve te deixar satisfeita por cerca de 4 a 5 horas, tempo considerado ideal entre as refeições.

"Nós devemos realizar as 3 refeições principais do dia, que são café da manhã, almoço e jantar e os lanches de intervalo da manhã, tarde e noite que complementam o número máximo de refeições ao dia. O distanciamento poderá ser de 3 em 3 ou 4 em 4 horas", afirma.

Pesquisa sugere que melhor horário para ir dormir é entre 22h e 23h - 15/06/2022 - UOL VivaBem.