Pode aplicar 2 ml no glúteo?

Perguntado por: asampaio3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

A região dorso glútea, apesar de sua extensão e capacidade de absorção de grande volume, a administração não deve exceder a 5ml. Devido a existência de estruturas nervosas e grandes vasos importantes esta via é contraindicada para aplicação de medicamentos irritantes e lesivos.

O volume máximo a ser administrado nesse músculo é de 0,5mL no bebê prematuro; 1,0mL na faixa etária de 0 a 5 anos; 2,0mL de 6 a 12 anos; e 3,0mL no adulto.

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

Os ativos Glúteo Max se apresentam em ampolas, onde deve ser aplicado 05 ml de cada fase para cada lado do glúteo. As sessões podem ser feitas com intervalo de 01 semana e é sugerido no mínimo 5 sessões para obter o resultado esperado (5 de cada fase).

A lesão do nervo ciático por injeção intramuscular (IM) na nádega é potencialmente devastadora. Em casos graves, os músculos do jarrete (bíceps femoral, semitendíneo e semimembranoso) e todos os músculos abaixo do joelho ficam paralisados, resultando em um pé dormente e trêmulo.

Localização correta
O local correto da injeção está localizado próximo ao centro do quadrante superior direito e a 1/3 da distância da crista ilíaca. A esfera de injeção correta tem 5 cm de diâmetro, que é a aproximação do panículo adiposo subcutâneo e do panículo.

Agulhas 25×7, 25×8, 30×7 ou 30×8.

Quando é preciso aspirar antes de injetar? A aspiração é necessária quando o produto injetável é irritante ou muito espesso (o que não é o caso das vacinas) e pode causar prejuízos à saúde se chegar à circulação.

O Manual de Procedimentos de Vacinação do Ministério da Saúde(1) recomenda que dever ser utilizada na administração da vacina a mesma agulha que foi usada na aspiração da dose(Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação, pág 76).

O volume máximo a ser administrado por esta via é 1,5 mL e não deve ser aspirado, a não ser no caso específico de aplicação da vacina subcutânea na região dorso glútea. São exemplos de vacinas administradas por essa via: vacina sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela (atenuada)(1-3).

Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º. Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário a fibra muscular aumenta as chances de lesão das fibras musculares.

Não se tem uma definição precisa do volume máximo que pode ser administrado com segurança por essa via parenteral. Para adultos, a única recomendação mais consistente encontrada na literatura limita a no máximo 5 mililitros (ml) o volume a ser aplicado.

Considerando exames e relatos da paciente, Cabral pontua que a medicação mal aplicada pode ter feito uma irritação na pele na parte muscular, e essa irritação pode ter virado um abscesso. Outra possibilidade de reação a injeção aplicada erroneamente numa região é a criação de um hematoma.

Técnica de administração dorsoglútea
Trace uma linha imaginária desde a espinha ilíaca póstero-superior até o grande trocânter do fêmur ou dívida a nádega em quadrantes e introduza a agulha em um ângulo de 90 graus no quadrante superior externo, cerca de 5 cm abaixo da crista ilíaca.

“O principal problema desses produtos é que eles jamais são absorvidos pelo organismo e a retirada com segurança é praticamente impossível. Quando aplicados com seringa nas coxas, panturrilha e glúteos há grandes riscos de perfuração de vasos atingindo a corrente sanguínea”, alerta Pedro Lozano.

O valor do pacote glúteo max varia de acordo com a quantidade de sessões e a necessidade de associações, em média a partir de R$ 750,00.

Qualquer tratamento estético deve ser realizado em pessoas saudáveis. E o que isso quer dizer? Pessoas sem nenhuma comorbidade ou doença descompensada. É contraindicado também em mulheres gestantes, lactantes e pessoas com alergias aos constituintes da formulação.