Por que e tão importante aplicar jogos no ensino matemático?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Os jogos matemáticos desenvolvem o raciocínio lógico das crianças e suas habilidades; levam-nas a conceberem a matemática como uma disciplina prazerosa e proporcionam a criação de vínculos positivos na relação professor-aluno e aluno-aluno.

Usando os jogos e brincadeiras as crianças estarão exercitando o cérebro para aprender de forma lúdica e prazerosa, e sentindo-se apta a realizar os desafios, buscar soluções para situações difíceis que aparecem no jogo, fazendo com que a criança raciocine, troque ideias e depois tome decisões.

Segundo a BNCC, os conhecimentos matemáticos são necessários para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua aplicação na sociedade contemporânea ou por sua potencialidade na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais.

Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.

5 jogos lúdicos de matemática para ajudar no aprendizado

  1. Jogo da memória com números. Que tal incentivar o aprendizado de matemática e ainda treinar o raciocínio e a memória? ...
  2. Sudoku. ...
  3. Jogo da trilha. ...
  4. Jogo de cartas. ...
  5. Boliche.

Com a utilização dos jogos no ensino da matemática, é possível notar um maior interesse dos alunos pela disciplina e verifica-se que, a partir da mudança de rotina da classe, há um despertar no aluno, o qual, motivado, busca a aprendizagem, tornando, dessa forma, esse processo divertido.

Trabalhar com jogos matemáticos envolve o planejamento de uma sequência didática. O professor deve antes, pensar quais possíveis explorações ele permitirá aos alunos e quais os resultados que o professor pretende obter através do lúdico.

Os Jogos Populares tem um papel importantíssimo nas aulas de Educação Física que é resgatar o lúdico, as brincadeiras de nossos antepassados, pois elas são muito importantes, divertidas e além de tudo muito saudáveis. Brincar de peteca, queimada e dominó eram brincadeiras de antigamente.

A maioria dos jogos educativos conseguem manter uma boa relação entre proporcionar exercício para o corpo e para a mente, e promover a diversão da garotada. Além disso, outro ponto benéfico do uso desses games é aperfeiçoar os movimentos e, consequentemente, a coordenação motora da criança.

Os jogos são recursos pedagógicos, pois eles não visam só o prazer, auxiliam na construção da leitura, da escrita, na matemática e na interação entre os alunos, contribuindo para o desenvolvimento social.

O uso de materiais concretos na sala de aula é uma estratégia que pode facilitar o entendimento dos alunos, pois através deste recurso é possível motivá-los à compreensão dos conteúdos.

O jogo matemático aliado à resolução de problemas, além de fazer com que o aluno sinta gosto pela disciplina, favorece à aprendizagem na área da matemática através das interações propostas, disciplina, ética, entre outros, possibilitando que a criança esteja inserida no meio social de forma crítica.

Os materiais concretos e atividades de matemática auxiliam no ensino e aprendizagem, e são uma boa ferramenta para construir seu saber matemático. É necessário termos em mente que apenas o uso desses materiais não garante a aprendizagem, e é fundamental que o professor saiba como aplicar e avaliar esse exercício.

Como instrumento de aprendizagem, os jogos ajudam no desenvolvimento do aluno sob as perspectivas criativa, afetiva, histórica, social e cultural. Jogando, a criança inventa, descobre, desenvolve habilidades e experimenta novos pontos de vista.

Nesse sentido, os jogos educativos são ferramentas que incentivam o engajamento, o aprendizado e a educação, atraindo crianças e também adultos. Por meio dos jogos educativos, os participantes podem desenvolver a imaginação, a concentração, o raciocínio lógico, as habilidades motoras e também sociais, por exemplo.

O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.