Pode botar ovo na geladeira?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Afinal, o ovo precisa ficar na geladeira? Como vimos, a resposta é sim. A geladeira é o ambiente perfeito para garantir que os seus ovos se mantenham não só limpinhos, mas também saborosos por muito mais tempo. Isso acontece graças à temperatura.

De acordo com regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os ovos devem ser mantidos em baixas temperaturas, ou seja, o ideal é que eles fiquem na geladeira.

Afinal, quanto tempo dura o ovo na geladeira? Assim como todo alimento, os ovos têm um prazo de validade determinado. Em geral, esse período é de 60 dias após a data da postura, contanto que sejam mantidos sob refrigeração.

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

guarde os ovos nas prateleiras da geladeira e não na porta, evitando o contato com outros alimentos que possam contaminar a casca, como carne e produtos crus; lave os ovos em água corrente, depois deixe-os em uma solução de água com 10 gotas de hipoclorito de sódio (água sanitária) por cerca de 10 minutos.

“Quando você lava o ovo, pode retirar essa película natural da casca. Além disso, a água pode empurrar as bactérias que estão na casca para o interior do ovo”, alerta. “Se quiser lavar, pode fazê-lo imediatamente antes do consumo, e logo em seguida prepará-lo.

A indicação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é manter os ovos, preferencialmente, refrigerados. Inclusive, essa informação é obrigatória nos rótulos do produto. A Katayama Alimentos determina que o prazo de validade dos seus ovos é de 25 dias, em temperatura ambiente.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

É permitido congelar o ovo, no entanto, é preciso prepará-lo antes. Para começar, o ovo cru, com casca, não pode ser congelado. Caso você coloque o ingrediente sem nenhum preparo, ele passa a produzir mais líquido e pode rachar, chegando a “explodir” dentro da sua geladeira.

Por conta de todo este processo de limpeza, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. Isso porque este tipo de procedimento pode causar contaminação na parte interna do produto por causa da porosidade da casca, fazendo com que as chances de contaminação aumentem.

No mais, se você tem o hábito de fazer compras em supermercados ou mesmo receber por delivery, é de grande importância limpar a superfície da embalagem com álcool, pois ela pode servir para transportar o vírus. Essa desinfecção é uma grande aliada no enfrentamento da doença.

Ovos na geladeira mantém as características firmes por mais tempo. Quando o ovo está ficando próximo ao final da sua vida útil, ele começa a ficar com a clara e a gema menos firmes, e se rompem com facilidade. Quando você deixa na geladeira, isso demora mais a acontecer, e seus ovos ficam “frescos” por mais tempo.

De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.

Essa bactéria é muito comum na casca e no interior deste alimento cru e pode causar infecções alimentares, explica Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa.

“As pessoas acreditam que a salmonela costuma aparecer apenas em determinada parte do ovo, o que não é verdade. Ela pode aparecer na casca, na clara e na gema. Não se deve comer ovo cru nem utilizá-lo desta forma.”

Não lave os ovos antes de guardá-los na geladeira e mantenha em um recipiente fechado. Dessa forma eles durarão por muito mais tempo. Quando os ovos ficarem grudados na caixa de papelão, molhe a caixa e os ovos sairão com facilidade. Guarde os ovos sempre com a ponta para baixo, assim eles vão durar mais tempo.

Como fazer a limpeza espiritual dos ovos
Esfregue devagar o ovo por todo o seu corpo, da cabeça aos pés. Ao terminar, quebre o ovo no copo com água. Isso vai permitir que você veja o que está ocorrendo em seu corpo e alma. Para descartar o ovo, basta adicionar sal, despejá-lo no vaso sanitário e dar descarga.

A recomendação dos especialistas é que os ovos sejam higienizados com papel toalha, devido à fragilidade da casca; no entanto, em tempos de coronavírus, deve-se lavar com água e sabão. Mas atenção: os ovos são porosos e não devem ser colocados de molho, sob o risco de levar contaminação da casca para dentro do ovo.

Se alguma delas apresentar mofo ou bolor, certamente os ovos não serão de qualidade, pois pode ter ocorrido contaminação devido à microporosidade da casca.

Os perigos do consumo de um ovo estragado são muitos, principalmente a chance de contaminação por Salmonela, bactéria presente na casca do ovo e que, se consumida, pode causar sintomas de mal-estar, como vômito, dores de cabeça e estômago, e calafrios.