Pode colocar água de arroz nas plantas todos os dias?

Perguntado por: operalta5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Recomendo só evitar a rega em excesso, principalmente no verão. Usar a água do arroz pode ajudar, inclusive, a lembrar de regar as plantas e mal não vai fazer", explica o paisagista Bruno Moreno.

Por isso, listamos algumas dicas que podem te ajudar sem exigir muito esforço.
...
Prestar a atenção na quantidade de água e no tipo de vaso ajuda a manter as folhas lindas

  1. Pulverize água regularmente. Reprodução/Freepik. ...
  2. Vasos. ...
  3. Mudança de cor. ...
  4. Faça um cronograma de rega. ...
  5. Limpeza.

Aplique e enterre o arroz cru em suas plantas e veja os muitos benefícios que ele tem como fertilizante caseiro natural e composto orgânico para suas plantas. É muito eficaz para aplicar em vasos de plantas fáceis, pois tem vários nutrientes.

Melhora a drenagem e aeração do solo; Reduz a necessidade de regas frequentes quando usada como cobertura vegetal; Acelera o enraizamento de sementes e estacas; Por ser rica em sílica, aumenta a resistência da planta ao ataque de doenças e pragas.

“Se misturada à terra, a borra ajuda a manter a permeabilidade, a drenagem do solo e a sustentar microrganismos benéficos ao desenvolvimento das plantas”, ensina. De acordo com o jardineiro, se o solo está bem drenado, as raízes se desenvolvem e penetram com mais facilidade.

A casca do ovo é rica em cálcio, magnésio e potássio. Esses nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento de plantas e você pode usar a casca de ovo para fazer adubo. Para isso, separe a quantidade de casca de ovo conforme a quantidade de adubo que você precisa.

A dica de Luiz é simples:

  1. Dilua algumas gotas de detergente neutro na água em temperatura ambiente.
  2. Com um pano macio, vá passando em cada folha com delicadeza.
  3. Pronto! Planta limpa!

Use vinagre como tratamento de fungos ou pulgões nas plantas. Experimente usar uma mistura de vinagre com água (através de um borrifador) para retirar pulgões e outros insetos que se manifestam como verdadeiras pragas nas folhas das plantas.

Se misturarmos um pouco de açúcar na água, os dois ambientes (dentro e fora do talo) ficam mais ou menos equilibrados. Então, os nutrientes ficam mais tempo dentro das flores e isso faz com que elas durem mais!

formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.

Para que as plantas tenham uma floração bem feita e desenvolvam flores, assim como frutos, o cuidado com a fertilização é fundamental. Isso porque as plantas precisam de uma fonte equilibrada de cerca de 20 nutrientes, incluindo entre os principais o Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Zinco.

As plantas são verdes devido à presença de uma pigmento verde natural chamado clorofila. a luz do sol que é absorvida pela clorofila.

O ideal é colocar a planta em ambientes espaçosos, longe de móveis que possam impedir o desenvolvimento lateral da árvore. A planta gosta de meia sombra, porém, longe do sol direto. A temperatura precisa ser ambiente, porque a árvore da felicidade fêmea não tem uma boa adaptação em áreas frias.

A água é o recurso mais comum para deixar as plantas mais saudáveis e consequentemente mais verdes. Faça a rega de acordo com a plantinha. Existem aquelas que precisam de água diariamente e outras que vivem bem com a rega apenas 1 vez por semana.

Além de reaproveitar a água do cozimento do arroz (basta guardá-la em vez de descartá-la), você também pode recorrer ao processo de fermentação dos grãos. Para isso, pegue ½ xícara de arroz cru e deixe de molho em 1 xícara de água. Tampe, espere 24 horas e, depois, basta coar e utilizar o líquido. Bem simples, né?

Como recuperar uma planta seca

  1. Apare as folhas mortas e galhos secos. ...
  2. Troque de vaso a sua planta. ...
  3. Cheque os níveis de umidade do ambiente em que a planta está ...
  4. Controle a luz solar. ...
  5. Adicione nutrientes.

Outra forma de usar a borra de café como um fertilizante, mais suave, pode ser misturar (apenas a borra de café) com água, na proporção de 100 gramas de borra de café para um litro de água. Borrife a mistura nos vasos ou canteiros.