Pode colocar borra de café em samambaia?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Sim, o adubo caseiro é uma boa opção para quem pensa no meio ambiente e ainda quer economizar. Aí, entram em ação ingredientes que normalmente vão parar no lixo. Casca de ovo, casca de banana, borra de café viram uma misturinha riquíssima em nutrientes para sua samambaia, sua suculenta, sua orquídea...

A casca de ovo e a farinha de osso são ricos em cálcio, o que ajuda a fortalecer as folhas da sua samambaia. A banana possui potássio em sua composição, o que ajuda a deixar a planta mais verde.

Para potencializar o crescimento de sua samambaia, utilize 2 litros de água sem cloro, juntamente com adubo ou esterco de galinha bem curtido. Faça a mistura e deixe fermentar por três dias. Durante esse período, não é preciso revistar a solução. Por fim, faça a aplicação da mistura no período de sete em sete dias.

É através dos nutrientes que as plantas realizam o seu crescimento radicular e foliar, coloração esverdeada das suas folhas e aumento das brotações. Essa adubação deve ser feita utilizando-se Fertilizantes foliares diluídos em água e aplicados nas folhas, uma vez a cada 7 ou 15 dias, com o uso de um pulverizador.

Com um balde, bacia ou outro recipiente grande, coloque o vaso onde a samambaia está plantada dentro dele e, preencha com água, até quase a borda – é importante que a água do recipiente não ultrapasse a borda do vaso. Essa é uma técnica ótima pra regar samambaias, e você pode fazer isso toda semana, sem problema algum.

Uma boa opção de substrato é a união de 50% de fibra de coco, 25% de terra comum e 25% de areia de construção, ou também a mistura de 1 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum e 1 parte de húmus de minhoca. Poda: observe sempre as folhas da sua samambaia.

Uma colher de chá de casca de ovo batida no liquidificador com água é suficiente para um vasinho pequeno, e conforme aumenta o tamanho do vaso, aumenta a quantidade”, explica a empresária do ramo de floricultura e jardinagem.

FORTH Substrato para Samambaias foi desenvolvido para o plantio, replantio, transplante ou para completar vasos de todos os tipos de samambaias. A utilização é simples! Para transplante ou plantio: Coloque no fundo do vaso algo que drene a água, como argila expandida.

Mantenha a sua planta com a luz ideal: Se elas estiver com a folhas queimadas ou amareladas, é sinal de que ela está recebendo excesso de luz do sol. Nesse caso, procure um local à meia sombra para que ela possa se recuperar.

Quando as folhas da samambaia ficam amarelam, secam e caem, estão dando um recado importante: precisam de mais umidade!

MODO DE USAR: Aplicar na terra em vaso com samambaias na dosagem de 8g para 2 litros de terra. Para outras formas de utilização ver a embalagem. PRECAUÇÕES : Manter o produto longe do alcance de crianças e animais domésticos . Espalhar bem o produto na superfície do vaso.

As samambaias gostam de umidade, mas não gostam de solo encharcado. Se deixarmos o solo de samambaia muito encharcado corre o risco de suas raízes apodrecerem e você perder a planta. Por isso o ideal é regá-la diariamente com bem pouca água para manter a umidade da terra constante, mas evitando o encharcamento.

Regue a samambaia quando a superfície da terra ficar seca.
Assim como o ar, a terra também tem que estar úmida para a samambaia ficar saudável. Regue a sua planta com frequência, mas sem deixar a terra encharcada (apenas molhada de leve). Repita esse processo de vez em quando até a água chegar às raízes.

Não é recomendado molhar as folhas da samambaia americana. O ideal é molhar diretamente o substrato da planta samambaia americana de preferência todos os dias em pequenas quantidade, evitando que o solo fique encharcado.

Por isso, dificilmente você precisará podá-la. Contudo, caso você perceba que as folhas estão doentes ou danificadas, corte a parte doente com uma tesoura de poda. Dessa forma, a samambaia ficará intacta, impedindo que a doença se prolifere para as outras plantas.

Corte as pontas das folhas para dar forma à samambaia.
É aconselhável aparar as pontas da planta apenas depois de remover as folhas amarelas e mortas. Lembre-se de que as pontas das folhas podem ficar amarronzadas quando forem cortadas.

Antes de sair cortando partes da planta que "parecem feias", observe bem o ramo e as folhas da sua samambaia: corte apenas se estiver realmente secas, com folhinhas quebrando ao toque. Quanto menos folhas, menos fotossíntese e todo o processo de recuperação da planta, que já é lento por natureza, será prejudicado.

Umidade. O adequado para a criação dessas plantas é que a umidade esteja entre os 40% ou 50%, mas uma casa normal possui esse nível entre 10% e 15%. Várias samambaias apresentam delicadas folhas que ficam amarronzadas quando a umidade diminui. A nebulização nem sempre é eficaz.

A borra do café fermentada é rica em nitrogênio e ajuda os microrganismos do solo a se desenvolverem, servindo de alimento para a planta. O café pode ajudar a manter a umidade e, além disso, protege o solo contra o impacto da rega ou da chuva.