Quais os benefícios da borra do café para as plantas?

Perguntado por: emoreira3 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

A borra do café fermentada é rica em nitrogênio e ajuda os microrganismos do solo a se desenvolverem, servindo de alimento para a planta. O café pode ajudar a manter a umidade e, além disso, protege o solo contra o impacto da rega ou da chuva.

O café contém alguns nutrientes que agradam muito a esses tipos de planta, incluindo potássio, cálcio, nitrogênio, fósforo e outros minerais.
...
Aqui estão alguns exemplares que lidam bem com café:

  • Clorofitos (paulistinha);
  • Rosas;
  • Hortênsias;
  • Violetas africanas.

“Se misturada à terra, a borra ajuda a manter a permeabilidade, a drenagem do solo e a sustentar microrganismos benéficos ao desenvolvimento das plantas”, ensina. De acordo com o jardineiro, se o solo está bem drenado, as raízes se desenvolvem e penetram com mais facilidade.

Assim, para preparar o adubo, você pode adicionar então 125 gramas de borra de café em cinco litros de água e deixar a mistura descansando por 24 horas. Em seguida, é só passar no vaso, nas folhas e na terra.

Esse é um nutriente indispensável para as plantas crescerem bem, além de reduzir o PH, que é a acidez do solo. Logo, podemos aplicar de diferentes formas. Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente.

O seu uso está relacionado a um aumento de nitrogênio, potássio e fósforo no solo em que é adicionado. Esses compostos são essenciais para a fotossíntese e reprodução celular das plantas. Por outro lado, a água de arroz para as plantas também pode aumentar a produção de seus cultivos, como frutas, verduras e legumes.

Húmus de minhoca
Também conhecido como vermicomposto, é considerado um dos melhores adubos, afinal, as minhocas fazem o processo de decomposição de resíduos orgânicos presentes no solo, deixando apenas os nutrientes para as plantas consumirem.

A princípio, o adubo é feito com uma proporção de 100 gramas de borra de café (cerca de quatro colheres de sopa) com 2 litro de água e 2 colheres de sopa de casca de ovo seca e moída. Coloque todos os ingredientes numa garrafa e agite, mantenha a mistura a macerar por 24 horas.

A borra de café é usada para afastar pragas como caracóis, lesmas e formigas, além de ser uma fonte rica de nitrogênio e potássio, ambos fundamentais para o desenvolvimento saudável das plantas. Para usar a borra de café, você deve armazená-la com cuidado e deixar secar ao sol.

Coloque a borra em uma forma rasa (pode ser tabuleiro) e deixe-a ali por um tempo. Guarde-a em local seco.

Ele explicou que, se formos regar uma planta inteira, com raiz enterrada na terra, não podemos usar água com açúcar. Mas, se quisermos colocar uma flor num vaso com água, um pouquinho de açúcar ajuda a preservá-la. O carbono, presente no açúcar, é muito importante para o crescimento das plantas.

A casca de ovo é um componente bastante utilizado como adubo por ser rico em cálcio, um macronutriente importante para o desenvolvimento saudável de uma planta. “A presença de cálcio contribui para o crescimento das raízes, ajuda na absorção de molibdênio e outros micronutrientes”, explica Tati.

O benefício do uso da borra de café como fertilizante é que aumenta matéria orgânica do solo, o que melhora a drenagem, a retenção de água e a aeração do solo. As borras de café usadas também ajudarão os microorganismos benéficos ao crescimento das plantas a prosperarem, além de atrair minhocas.

O potássio, que é o mineral mais abundante na casca de banana, ajuda a transportar a água e os nutrientes entre as células da planta. Ele também ajuda a fortalecer o caule e protege as plantas contra doenças.