Pode colocar gelo na bolsa térmica?

Perguntado por: apaz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Prática, pode ser utilizada com gelo ou água gelada.

8 horas

Tempo de conservação:
Normalmente, vão de duas a 8 horas. Mas alguns modelos maiores chegam até 16 horas de manutenção. Todavia, um diferencial é aumentar o tempo de conservação utilizando gelo ou uma bolsa de gel térmico. Portanto, é fundamental conhecer para qual propósito o seu cliente dará ao produto.

Além de frutas, marmitas e bebidas - especialmente lácteas -, também é possível utilizar bolsas térmicas para transportar medicamentos que exigem cuidado especial, ou até mesmo cremes e cosméticos manipulados e sensíveis a qualquer interferência.

Usar uma compressa de gelo pode ajudar em diversos casos como traumas nos membros inferiores, entorses, dores no joelhos e nos tornozelos. O gelo em contato com a pele diminui o fluxo sanguíneo da região afetada, ajudando a desinchar o local. Ele ainda tem potente efeito analgésico.

Um cooler ou balde de gelo de náilon ou isopor deixarão o gelo fresco por ao menos um dia. Um recipiente plástico poderá mantê-lo em boas condições durante a noite. Evite coolers e baldes de metal, pois eles retêm calor e não evitarão o derretimento do gelo.

Uma boa bolsa térmica pode resolver essa questão. Basta colocar gelo seco ou em gel na parte interna do acessório para garantir o transporte do fármaco sem riscos.

Pykrete

O gelo eterno, chamado Pykrete, não tem sua composição alterada, então continuam sendo dois elementos no estado sólido e de forma independente, mas que, unidos, formam o chamado compósito. O compósito nada mais é do que uma composição formada por uma “matriz” e um “reforço”.

- É legal lembrar que a caixa térmica, que pode ser de plástico ou isopor, só mantém a temperatura estável. Pra que a temperatura fique baixa e conserve os alimentos, é importante sempre ir colocando gelo dentro dela.

A melhor bolsa térmica deve ser dobrável e compacta de modo a ocupar menos espaço e ser mais fácil de transportar. Essa praticidade contribui também para um gasto menor de tempo na organização das coisas no veículo e no próprio acampamento.

Em longas viagens, o recomendado é transportar a sobremesa em uma caixa de isopor com gelo seco, que possui temperatura inferior a 78 graus negativos. Fazendo isso, o sorvete permanece por 24 horas sem sofrer alterações.

Quando o paciente chega com uma dor aguda, a gente opta pelo gelo. Já a compressa quente, a gente utiliza para uma lesão mais crônica e para diminuir espasmo muscular, contratura e sempre respeitando esse tempo”, explicou a fisioterapeuta.

As bolsas térmicas para marmita costumam manter a temperatura dos alimentos dentro dela por até oito horas.

Use uma compressa fria com gelo. Ela promove o efeito anti-inflamatório, sendo indicada para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local. Em termos fisiológicos, a temperatura fria ajuda a contrair e diminuir o fluxo de fluidos, evitando o crescimento da inflamação.

"O resfriamento com aplicação de gelo é o mais indicado porque causa uma vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos, evitando um aumento do processo inflamatório", afirma.

A aplicação da Bolsa de Gelo imediatamente após a ocorrência da lesão é indicada, pois tem como finalidade controlar os níveis consequentes da inflamação. O gelo é anti-inflamatório e analgésico natural, auxilia na redução do inchaço e diminui o fluxo sanguíneo, reduzindo a inflamação e aliviando a dor.

Quimicamente falando, ao adicionar sal ao gelo, ocorre forte interação entre as moléculas dessas duas substâncias, dificultando a organização dos cristais de gelo e diminuindo a temperatura, solidificando. Essa propriedade é denominada de Crioscopia.

2- Acrescente gelo com álcool ou com sal nas caixas térmicas. Isso ajuda a manter as temperaturas baixas; 3- Dê preferência às latinhas, ao invés das garrafas de vidro, que demoram mais para gelar; 4- Utilize suporte de EPS Isopor® para as latas.

Para usar a bolsa fria você deve: Colocar a Bolsa no freezer ou no congelador por, pelo menos, duas horas e meia. Após esse período, retire e coloque em uma capa, ou envolva em uma toalha, aplicando-a na região desejada.

Para utilizar o gelo seco em caixa de isopor na preservação de alimentos perecíveis de maneira correta, é imprescindível considerar a perda de dois a cinco quilos de gelo seco a cada 24 horas, não devendo haver espaço livre na caixa, para não acelerar a sublimação do gelo.

O ar quente é excelente para derreter o gelo com eficiência. Ao optar por essa solução, tenha em mente que é preciso tomar cuidado com o fio e com o próprio secador para que a água não atinja o aparelho e cause um curto.