Pode colocar Maizena na mamadeira?

Perguntado por: hbrito . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Maizena Cremogema (à base de milho).” O cereal não deve colocado na mamadeira ou adicionado à fórmula infantil, pois é nutricionalmente inadequado , aumentaria a consistência do leite, que deve adquirir o hábito de receber a fórmula infantil ou o leite materno sob a forma líquida.

Sim. A maisena (ou amido de milho) é uma farinha muito usada na culinária e algumas pessoas a utilizam para engrossar o leite da mamadeira, acreditando que, assim, a criança ficará mais forte. Mas isso não agrega nutrientes à dieta e só aproxima seu filho da obesidade.

O leite Nan pode ser usado para fazer mingau, entretanto Cremogema é um produto altamente processado. A recomendação é não usar estes tipos de produtos.

O mingau de qualquer massa ou farinha não deve ser usado de rotina para seu bebê pois é muito calórico e é um dos fatores que causam obesidade e sobrepeso em seu filho. Quando usado e indicado por seu pediatra, deve ser após 1 ano de idade.

Não há indicação do uso de farináceos acrescentados ao leite; a não ser em casos muito específicos. Procure orientação com seu pediatra.

Assim como o talco, o amido de milho também é um pó que pode ser inalado e causar problemas respiratórios no bebê.

Amido de milho no banho do bebê
Quando o bebê está acometido por esse problema, saiba que o amido de milho pode ajudar, tanto passando diretamente na pele, como colocado na água do banho. Para isso, basta adicionar duas colheres de sopa de maizena na banheira com água e lavar o bebê normalmente.

Ao contrário do que se imagina, a maizena não irá prender o intestino, como popularmente se acredita. O papel da maizena, neste caso, é alcalinizar os intestinos, retirando o ambiente favorável à colonização das bactérias que estão a causar os gases, que morrerão em função dessa mudança de ambiente.

O mingau de maizena, assim como o de aveia ou de farinha de arroz, pode ser um aliado natural para combater a diarreia. O alimento não é considerado um remédio para o problema, mas por ser leve e de fácil digestão, favorece a reposição de nutrientes que são perdidos na desidratação.

O mingau de aveia seria uma boa opção, já que a aveia está liberada para o bebê desde os 6 meses. Porém, é muito melhor salpicá-la nas frutas. E só para lembrar, o leite de vaca e derivados só é permitido para acrianças acima de 1 anos. Dessa forma, o mingau teria que ser feito com leite materno ou fórmula.

Coloca-se 2 partes de leite para 1 de água, com pouco açúcar e pouca farinha (amido de milho, aveia, farinha de arroz, fubá etc). Essa diluição é importante para reduzir a concentração de proteínas, que podem sobrecarregar o rim do bebê, e de sais minerais, que podem desidratá-lo.

Segundo a nutricionista, para engrossar o leite é só optar por farinhas e cereais naturais: farinha de aveia, farinha de quinua, amaranto, linhaça.

Junte na panela (ou em uma leiteira), em fogo baixo, a xícara de leite (puro), 2/3 da xícara com a maisena dissolvida e o açúcar. (O restante do leite com maisena vai ficar guardado para você usar mais à frente, se for necessário.) Mexa o tempo todo até ferver. Só aí você vai ver o mingau engrossando.

Maizena é uma marca de amido de milho, bastante conhecida em todo o mundo. Foi criada em 1842 nos Estados Unidos e hoje pertence à empresa anglo-holandesa Unilever. Já a palavra maisena, derivada da marca Maizena, é um denominação genérica utilizada no Brasil para o amido de milho.

Não indicamos engrossantes industrializados (farináceos). Caso você queira dar algo mais consistente, sugiro bater o leite com frutas. O ideal é seu bebê ser avaliado por um pediatra para maiores detalhes.