O que pode substituir o leite na mamadeira?

Perguntado por: eparis . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Em algumas receitas, é possível substituir o leite de vaca por leites vegetais, como o leite de coco, de amêndoas, de aveia ou de castanhas. Vários deles podem ser encontrados já prontos no supermercado, mas também é possível fazê-los em casa.

Conheça 5 opções para substituir o leite de vaca

  1. Leite” de Soja. O “leite” de soja é a mais popular entre as alternativas, e ela se destaca por ter vitamina B, antioxidantes, proteínas e poucas gorduras. ...
  2. Leite” de Amêndoas. ...
  3. Leite” de Gergelim. ...
  4. 4. “ ...
  5. Leite” de Inhame.

Felizmente os pais podem contar com alternativas além do leite para complementar o cardápio e facilitar a obtenção do cálcio. Vegetais folhosos, especialmente os de coloração verde escura como o brócolis, a couve e o espinafre possuem uma boa concentração do mineral, bem como grãos como a soja, a lentilha e o feijão.

O que acontece com o corpo quando cortamos o consumo de lactose. Depois de uma semana sem consumir lactose, por exemplo, é bem provável que o intestino fique mais limpo, o corpo menos inchado e haja uma diminuição na formação de gases intestinais, por exemplo.

Como se trata basicamente de leite fermentado, o iogurte pode sim substituir o leite puro em uma série de preparações. Em molhos, ele adiciona cremosidade e acidez. No bolo, o iogurte confere à massa uma textura diferente, leve, mas ainda cremosa.

Leite desnatado e semidesnatado
É um excelente aliado para todas as dietas e uma boa transição ao paladar para quem deseja migrar do integral para o desnatado. Já o leite desnatado é uma versão ainda mais saudável com menos de 0,5% de gordura.

As folhas e os vegetais verde-escuros (couve, brócolis, taioba, escarola, espinafre, mostarda etc.) são ricas em cálcio, além de outros minerais. Em algumas receitas, é possível substituir o leite de vaca por leites vegetais, como o leite de coco, de amêndoas, de aveia ou de castanhas.

O leite é um dos alimentos que pode ser inflamatório, para algumas pessoas, ele pode ser inflamatório para pessoas com disbiose e que começam a desenvolver uma sensibilidade a caseína, proteína presente no leite que muitas vezes pode causar sensibilidade e inflamação.

Comparação das Melhores Fórmulas Infantis
Agora você já sabe que as melhores fórmulas infantis do mercado são: DANONE - Fórmula Infantil Aptamil Premium 2. MEAD JOHNSON - Fórmula Infantil Enfamil Gentlease Premium. DANONE - Fórmula Infantil Aptamil Premium 1.

Escolhendo uma nova fórmula infantil. Consulte um pediatra antes de trocar a fórmula. Converse sempre com o pediatra do seu filho antes de trocar de fórmula, seja por razões dietéticas ou financeiras. Ele poderá recomendar uma formulação mais adequada, além de acompanhar o progresso do bebê nessa fase de adaptação.

Nan Pro é o produto mais próximo do leite materno, o que o torna o mais recomendado pelos pediatras. O Pre Nan é uma formulação concebida especificamente para bebés prematuros. Existe ainda uma fórmula sem lactose e uma para bebés com sensibilidade à lactose presente no leite de vaca.

Esse tipo de leite artificial conta com os nutrientes necessários para cada faixa etária, mas não é obrigatório usá-lo. O leite integral de vaca (ou o leite materno), juntamente com uma alimentação saudável e balanceada, é nutricialmente adequado para crianças de mais de 1 ano.

Mais de 50 milhões nunca bebem leite porque não gostam do sabor e não estão acostumados a beber, segundo o relatório, que apontou também que a maioria consome leite e iogurte, com pouquíssimos consumidores de queijos e manteiga.

O leite a partir dos dois anos é dispensável. Já o pediatra nutrólogo Matias Epifanio, da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, defende que é impossível atingir diariamente o aporte de cálcio necessário para uma criança sem o consumo de leite e seus derivados.

Acredita-se que o leite de caixinha não é saudável por conter muitos conservantes e possuir uma longa vida de prateleira, chegando a manter conservado por até 6 meses, mas a verdade é que esse leite é tão seguro e saudável quanto as suas outras formas de apresentação.

Quanto aos minerais, há mais zinco e potássio no leite. Concluindo, o vencedor deste duelo é o leite meio-gordo. Além de conter menos calorias, é uma melhor fonte de proteína, várias vitaminas e minerais. Ou seja, apresenta uma densidade nutricional mais elevada do que o iogurte.

Não, definitivamente o leite “não é” um alimento pró-inflamatório. Estudos já compararam diferentes composições de leite (integral, desnatado etc) com leite de soja, proteínas isoladas do leite (whey protein) e em diferentes grupos, desde indivíduos saudáveis até pacientes diabéticos e com síndrome metabólica.

Por qual alimentos substituir o leite de vaca?

  1. Feijão.
  2. Aveia.
  3. Tofu.
  4. Couve.
  5. Espinafre.
  6. Brócolis.
  7. Amêndoas (e outros grãos, como castanha-de-caju e amendoim)
  8. Gergelim.