Pode colocar o bebê para dormir depois de cair?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Uma dúvida muito recorrente dos pais é: pode deixar a criança dormir? Sim, pode, porque é muito frequente a criança dormir após bater a cabeça ou porque chorou ou pelo próprio stress da queda. Mas se for difícil acordá-la, deverá ser feita a avaliação médica.

O ideal é fazer a compressão, com pressão moderada, no local do hematoma, preferencialmente com um saquinho de plástico com gelo picado, de forma que fique maleável. Assim, fica mais fácil a criança tolerar a compressão com o gelo. Ela deve ser feita por 5 a 10 minutos.

A principal fica na parte de trás da cabeça, enquanto a menor está na frente. Devido à falta de ossos, o recém-nascido fica mais frágil. Mesmo um leve trauma pode trazer uma lesão.

Os principais sinais de alerta são: dor de cabeça intensa e persistente, vômitos, crises convulsivas, perda de consciência (desmaio), sonolência ou irritabilidade exageradas, choro inconsolável, perda de memória, sinais neurológicos como dormência ou perda de força, saída de sangue ou líquido transparente do nariz ou ...

O que fazer após a queda
Além disso, o bebê necessita de carinho para ficar calmo, parar de chorar e a pessoa responsável pelo bebê poder avaliar melhor; Avaliar a condição física do bebê: verificar braços, pernas, cabeça e corpo do bebê para ver se apresenta algum inchaço, vermelhidão, hematoma ou deformidade.

Um golpe na cabeça pode causar ruptura dos vasos sanguíneos que se encontram entre o crânio e o cérebro. O sangue pode recolher um hematoma, que pode mover e irreversivelmente danificar o cérebro. Se o hematoma não é drenado no tempo, podem colocar em risco a vida do paciente.

Algumas formas de detectar se o que está ocorrendo com o bebê é, realmente, uma dor de cabeça, são:

  1. olhos semicerrados (apertados)
  2. músculos retraídos.
  3. choro exagerado.
  4. movimentação dos braços e das pernas.
  5. irritação sem motivo.
  6. parar de realizar as atividades que está habituado.

O tratamento e a observação podem levar de um a dois dias. “Porém, principalmente em pessoas idosas, pode haver demora de até algumas semanas no surgimento de sintomas mais severos”, alerta.

18 meses

O especialista explica que a moleira facilita a passagem do bebê durante o parto normal. Depois do nascimento, o fechamento da fontanela acontece gradualmente, sendo que a posterior fecha até o segundo mês e a anterior, entre 9 e 18 meses.

Certamente você já deve ter ouvido da sua mãe, tia ou avó que não se deve tocar na moleira do bebê, mas isso é um mito. O bebê pode ser acariciado por inteiro. O que não pode ser feito, em hipótese alguma, é apertar essa região ou provocar traumas por ser muito sensível.

O que não pode ser feito em nenhuma hipótese é apertar ou causar traumas nesta área da moleira, pois essa é a região mais sensível do seu pequeno. No momento do banho, seja sempre cuidadoso ao lavar a cabecinha do bebê, tanto com a parte da frente, quanto a de trás.

Não é simplesmente o vento que deixa o bebê doente. O vento não é causa de gripe, mas realmente não faz tão bem assim para o bebê; pois ele rouba calor do corpo do bebê. Portanto, se é um bebê recém-nascido que está ainda com todos os seus sistemas amadurecendo, não é legal roubar calor do corpo desse bebê.

O bebê bateu a cabeça: As primeiras 24 horas
Se ocorreu na região um trauma leve, não existe motivo para se preocupar, porém observe apenas as primeiras 24 horas, e a reação do pequeno. Se o mesmo vomitar, ou apresentar um sono estranho, dormindo em horas que não costuma, ligue para um pediatra imediatamente.

cérebro

O cérebro é o órgão mais sensível do corpo. O neurocirurgião, Paulo Porto de Melo, explica melhor como funciona este órgão, e quais os riscos caso ele seja atingido por uma pancada.

Sua pele é mais delicada, os órgãos internos ainda são imaturos, o esqueleto é frágil e o crânio ainda não está completamente fechado. Como consequência, ao cair e bater a cabeça, por exemplo, o cérebro das crianças corre mais risco de sofrer lesões do que o de um adulto.

Dormir com uma enxaqueca não tratada é geralmente um erro, pois pode piorar durante a noite e tornar-se difícil de tratar pela manhã. Se um paciente com enxaqueca é privado de sono, ele pode esperar mais enxaquecas, enquanto aqueles que dormem demais podem acordar com ataques que são muito resistentes à terapia.

Essa elevação na temperatura normal do organismo ocorre devido a infecções, processos inflamatórios ou traumas. A pediatra Fabiane Durão aconselha que os responsáveis sempre façam uso de termômetro para aferir a febre em bebê.

Uma dica BYZ para saber se o beb est com frio observar os sinais. Quando os bebs esto desconfortveis comum chorarem. Alm do choro, tremores, a apatia e a palidez tambm podem indicar que o beb est com frio.

Conforme os especialistas, quando há um trauma leve na cabeça, células cerebrais são danificadas, provocando um desequilíbrio químico no cérebro e, em geral, um desmaio. Além disso, os pacientes podem desenvolver confusão, insônia, tontura, sonolência, problemas de memória e forte dor de cabeça.

O frio ajuda a combater a dor e limitar a extensão do inchaço. Não coloque o gelo diretamente sobre a pele, dado que pode provocar queimaduras, envolva-o sempre num pano. – Efetue um curativo aplicando pressão sobre o inchaço, usando uma banda ou uma compressa, de forma a limitar a sua dimensão.