Pode colocar o celular para carregar em tomada 220v?

Perguntado por: omelo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

A resposta é não. Isso porque os celulares não trabalham com essa tensão. O que os carregadores fazem é converter os 110 ou 220 volts em corrrente alternada que chegam pela tomada em cerca de 5 volts em corrente contínua, que são adequados para alimentar a bateria. E essa tensão de saída é independente da entrada.

Voltagem de linha: 100 a 240 V.

Para dispositivos menores, o USB 3.0 padrão sai em um nível de 5V / 1A. A maioria dos telefones e outros dispositivos são capazes de lidar com 5V / 2.4A. Assim, para carregamento rápido, a tecnologia deve aumentar a voltagem em 5V, 9V, 12V, ou aumentar a amperagem para 3A ou mais.

As tomadas de 220V não carregam o celular mais rapidamente, até porque a maioria dos aparelhos hoje são bivolts e se adaptam a qualquer uma das voltagens. "Tanto uma quanto outra vai fornecer a corrente necessária.

Veja que na identificação do carregador de bateria mostra uma tensão de 120V, já na identificação do soprador térmico indica uma tensão de 220V.

Normalmente equipamentos mais potentes precisam de uma corrente bem maior. Esse é o caso de aparelhos que precisam esquentar como um chuveiro, torneira elétrica ou ferro de passar. Essa é uma das características do 220V.

No caso de aparelhos elétricos que transformam energia elétrica em calor, que é o caso dos aquecedores, ferros elétricos, secadores de cabelo, entre outros, a tensão de 220 V pode garantir um melhor desempenho para instalações elétricas que apresentam as mesmas características, por exemplo.

Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.

Adaptador de alimentação USB-C de 20 W da Apple
Caso use um adaptador de alimentação de terceiros, ele deve cumprir estas especificações recomendadas: Frequência: 50 a 60 Hz, fase única. Voltagem de Linha: 100 a 240 VAC. Voltagem/Corrente de Saída: 9 VDC/2,2 A.

iPhone 11 está disponível em versões com 64GB, 128GB e 256GB de armazenamento. O iPhone 11 é vendido em três variantes de armazenamento interno: 64 GB, 128 GB ou 256 GB.

O adaptador dos carregadores converte a tensão das tomadas para a tensão correta para os celulares. Assim, não interessa se é uma tomada 110V ou 220V, a bateria do celular vai carregar na mesma velocidade em ambas as situações.

Graças a empresa Redfish Instruments foi lançado o aplicativo iDVM. Um aplicativo que é conectado a um multímetro via wireless. Agora é possível medir a corrente de qualquer circuito elétrico, ou sua voltagem, usando um aparelho seguro e vendo os resultados direto no seu celular.

Para saber se um carregador é bivolt, você deve verificar a informação no carregador de parede, que vai na tomada. Através dele é possível saber se o carregador é bivolt ou não. O cabo USB ou o dispositivo que está sendo carregado não interfere nessa questão da voltagem.

Agora, o aparelho bivolt é aquele com duas opções de voltagem. Geralmente, ele têm um pino, que permite que você mude a voltagem para 127V ou 220V, dependendo do lugar que estiver é possível ajustar.

Portanto, amiga leitora, na próxima vez pode utilizar sem medo as tomadas 127v ou 220v, que não terá problemas com a carga sofrida pelo seu celular e que não danificará seu aparelho por conta da voltagem da energia elétrica.