Pode colocar óleo 20w50 na moto?

Perguntado por: ehipolito5 . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
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Depois que passar o período da garantia, você poderá optar por continuar usando um óleo sintético para motos, mas de viscosidade adequada (20W-50).

Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.

Jamais misture ou coloque óleo de carro em sua motocicleta, ele pode causar um desgaste prematuro no motor, além de prejudicar o desempenho da sua embreagem. Use sempre os produtos com as especificações solicitadas no manual do veículo.

Tempo médio de uso no Motor para este Óleo é de 1000 mil a 1500 mil km, este tempo médio é determinado por que, cada veículo funciona em condições e lugares diferentes, por isso é necessário verificar sempre a viscosidade do Óleo.

O 20W50 por exemplo, quer dizer que em uma temperatura fria ele tem viscosidade equivalente a 20 e na temperatura mais alta ele tem a viscosidade equivalente a 50. O resultado é simples, quanto mais alto o número, melhor sua fluidez. O óleo 0w20, por exemplo, flui mais rapidamente, o 20W50 demora muito mais.

Em certos casos, recomenda-se até o uso de um óleo com viscosidade maior do que a indicada no manual para compensar o desgaste, que seria um óleo mais “grosso”. Neste caso, o motor que usa o óleo, por exemplo, 10W30, poderia passar para um 15W40, podendo-se assim reduzir a frequência de se completá-lo no cárter.

Fazer esse tipo de mistura é extremamente não indicado para qualquer veículo. Adicionar, por exemplo, óleo 20w50 a um reservatório previamente preenchido com óleo 15w40, pode ocasionar em sérios problemas para o motor.

Enquanto os óleos convencionais duram apenas 1.000km, o óleo Yamalube, original Yamaha, dura 3x mais. É isso aí, até 3.000km para uma nova troca. Garanta mais eficiência e desempenho do seu motor!

A aplicação errada do lubrificante pode resultar na dificuldade de partida do motor, ou até mesmo na impossibilidade de partida, especialmente nos motores mais novos, que requerem lubrificantes muito específicos.

Em casos de vazamentos, fumaça excessiva, perda de potência e barulho (motor rajando), indicamos o uso do aditivo suplementar Bardahl Prolonga, na proporção de 10 a 25% em qualquer tipo de óleo.

Só é recomendado fazer a mistura com um óleo que tenha as mesmas especificações. Adicionar um produto com aditivos diferentes, como um lubrificante sintético com um mineral, pode causar sérios problemas ao veículo. O motor se desgasta mais rápido, diminuindo a eficiência do carro e aumentando o consumo de combustível.

óleo sintético

Desenvolvido especialmente para otimizar a performance do motor, o óleo sintético é a melhor opção para sua moto. Possui alta capacidade de lubrificação e é indicado para motores de alto desempenho. Entre o sintético e o mineral, o óleo semissintético une uma base sintética ao óleo mineral.

Não se deve usar óleo para carros em motores de motos. Os motores de motos usam o óleo presente no motor para fins de lubrificação, arrefecimento e também como óleo do câmbio.

Fique atento e nunca permita que o nível do óleo fique abaixo do mínimo. Quando estiver próximo a essa marca, em um nível ainda seguro, você tem a opção de completá-lo, desde que seja com um produto da mesma marca e modelo do anterior, já que óleos de fabricantes diferentes podem gerar reações prejudiciais ao motor.