Pode colocar Rifocina em ferimento de cachorro?

Perguntado por: dbelchior5 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Pode ser utilizado rifocina spray (encontra-se a venda em farmácias), pomada alantol (encontra-se a venda em agropecuárias) ou pomada de ungüento (encontra-se a venda em...). Não se deve fazer curativo no local da cirurgia (gaze ou faixa). O Iodo pode ser utilizado, mas não é recomendado para machos.

Para uma aplicação eficaz, pressione repetidamente a válvula, mantendo o frasco em posição vertical (em pé). Rifotrat Spray pode ser associada com a administração de outros antibióticos sistêmicos. Após o uso, limpe cuidadosamente o orifício do atuador com um lenço de papel ou pano limpo e recoloque a tampa.

Terragard

Terragard: o melhor spray cicatrizante para cães.

RIFOCINA® Spray está contra-indicada a pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer rifamicina ou a outro componente da formulação.

Pois a saliva impede a cicatrização da lesão e ainda pode infeccionar.

NÃO DE QUALQUER OUTRA MEDICAÇÃO, EXCETO SE PRESCRITO PELO MÉDICO VETERINÁRIO RESPONSÁVEL PELA CIRURGIA. No local da cirurgia passe apenas tintura de iodo, povidine, rifocina ou methiolate duas vezes ao dia por sete dias.

Utilize antisséptico ou com água e sabão e cicatrizante para cachorro. Nesse momento, é recomendado usar luvas para evitar contaminações, além de gaze, que não deixa fibras na ferida (como faz o algodão). Tome cuidado! Como a ferida pode causar dor, pode ser que seu amigo reaja e tente morder.

amoxicilina

Quais são os antibióticos mais usados em caso de mordida de cachorro? Para tratar as feridas de um cachorro causadas pela mordida de outro pet, a Dra. Valéria diz que o remédio para mordida de cachorro mais usado é a amoxicilina com clavulanato.

curativos de feridas pós-cirúrgicas infectadas: adenites(inflamação dos nódulos linfáticos), panarícios (abcesso com inflamação na extremidade de um dedo, junto à unha), supurações de parede(processo patológico que consiste na formação e eliminação de pus).

Rifocina é um medicamento antibacteriano e é utilizado para evitar a proliferação de bactérias e para auxiliar a cicatrização de lesões na pele.

O spray cicatrizante para feridas em cães é de uso tópico, garantindo uma maior facilidade para aplicar e tratar as feridas do pet. A formulação do medicamento também atua como cicatrizante, antibacteriano, antisséptico e repelente de larvas e insetos. Tudo para garantir a pronta recuperação do seu animal de estimação.

O Regepil é um cicatrizante indicado para estimular a cicatrização em cães e gatos, promovendo resultado rápido e de melhor qualidade. O uso deste produto deve ser feito conforme recomendações do médico-veterinário e não pode ser aplicado em feridas sangrando.

Os sprays cicatrizantes são adotados para tratamento de feridas e ferimentos em animais. Há uma variedade enorme de tipos e funções para cada spray e hoje em dia, alguns inclusive são diluídos de forma especial em água para evitar desconforto ou ardor.

Rifocina Spray deve ser aplicado dentro de cavidade ou para lavagem de cavidade após aspiração do conteúdo purulento (pus), e possibilidade de limpeza com solução salina. Para aplicação externa (para lesões, feridas ou furúnculos) ou para preparação de curativos ou compressas.

Têm sido relatados raros casos de reações dolorosas ou alérgicas no local de aplicação. Em casos excepcionais, tem sido relatada a possibilidade de reações severas de hipersensibilidade sistêmica incluindo choque ou reações anafiláticas, após a aplicação tópica em lesões da pele contínuas ou outras regiões do corpo.

Muitos tutores acreditam que o ato do animal lamber a ferida vai fazer a pele cicatrizar mais rápido. Porém, segundo a médica-veterinária Corrine Fraga, isso é um mito.

É um agente bastante agressivo para a pele e mucosas, causando muito desconforto ao animal quando aplicado. Água oxigenada: pode ser utilizada para parar pequenas hemorragias, contudo não deve ser opção na desinfeção de feridas pois danifica os tecidos.

É justamente por isso que é tão importante evitar esse hábito, pois a ferida pode infeccionar. Embora seja algo extremamente raro, há relatos inclusive de infecções generalizadas provocadas por lambidas de cachorro em feridas. Lembrando que a epiderme saudável oferece uma proteção natural.

Não é recomendado usar esparadrapos ou nada que abafe a ferida. Isso transformará a área em um local perfeito para a proliferação de bactérias anaeróbias, que morrem em contato com o oxigênio. Em seguida, providencie um colar elisabetano para seu cão, caso a lesão esteja ao alcance dele.

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.