Pode começar a frase com verbo?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O verbo iniciar é diferente, porque é frequente empregá-lo de duas maneiras, quando significa «alguma coisa começar»: a) como transitivo directo: «o curso inicia amanhã»; b) como verbo pronominal: «o curso inicia-se amanhã».

De modo geral, estamos acostumados a pensar o verbo como a palavra que indica uma ação, mas, na verdade, ele pode exprimir também: estado (“Eu estou cansada”); mudança de estado (“Ele se tornou o melhor da turma”); fenômeno da natureza (“Nevou em Gramado”);

É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas.

Apenas a forma "Amo-te" está correta. É errado iniciar uma frase com um pronome oblíquo, sendo desaconselhado o uso de "Te amo". Nessa situação, a frase deve ser iniciada na forma verbal, sendo privilegiada uma colocação pronominal enclítica, ou seja, depois do verbo.

7 frases para começar uma redação de qualquer tema

  1. “Debate-se muito, correntemente, que…”
  2. “Com frequência, comenta-se que…”
  3. “Segundo a historiografia, nota-se que…”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de fundamental importância…”
  6. “A historiografia ensina que…”
  7. “Ao contrário do que se pensa…”

A ênclise deve ser observada sempre no início das frases, ou seja, não se inicia frase com pronome oblíquo.

Percebeu como as palavras grifadas modificam os sentidos dos verbos? Essa é função do advérbio! Essa função é tão evidente, que os advérbios podem transformar uma frase inteira. Nesses casos, estará no início ou no final da frase, de preferência separado por vírgula.

Portanto é uma conjunção coordenativa conclusiva com significado de por conseguinte e por isso. É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação. Deverá ser usada com vírgulas.

As frases que possuem verbo são geralmente estruturadas a partir de dois elementos essenciais: sujeito e predicado. Isso não significa, no entanto, que tais frases devam ser formadas, no mínimo, por dois vocábulos. Na frase "Saímos", por exemplo, há um sujeito implícito na terminação do verbo: nós.

Frase nominal
É uma frase que não contém verbos.

e) Condição: A ser (= Se for) como tu dizes, tudo ficará correcto. Nestes casos, o «a» é preposição. Também pode vir antes do verbo, quando for pronome pessoal com a função de complemento directo: f) Eu não a vejo há muitos anos.

Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Como dizer Eu Te Amo em português?

  1. Eu amo você. Esta é uma forma muito comum de confessar seus sentimentos. ...
  2. Eu te adoro. Esta é outra maneira de dizer 'eu gosto de você' em português, mas usando o pronome oblíquo. ...
  3. Estou apaixonado por você. Talvez você ainda não queira usar as palavras 'eu te amo', mas está quase lá.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

I love you [ex.] Eu te amo.

Frases curtas são mais fácies de ler e de escrever. Fácil de ler: o cérebro do leitor se detém a cada ponto. Ou seja, ele retém o que acabou de ler. Fácil de escrever: Você vai precisar usar menos vírgulas e não irá se exasperar (tanto) com concordâncias e intercalações.

No início de frase, o “porque” nunca tem acento, não importa o teor da frase. Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática?

Obs.: Não ocorre próclise em início de frase. O certo é Traga-me essa caneta que aí está e não Me traga essa caneta.

Em orações iniciadas com verbos
Nota: A ênclise ocorre no início de todas as orações, com exceção de quando o verbo está no futuro do presente do indicativo e no futuro do pretérito do indicativo. Com esses dois tempos verbais ocorre mesóclise: pedir-te-ei; pedir-te-ia.