Pode comer maçã com infecção urinária?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Não é indicado consumir frutas ácidas quando se está com infecção urinária. Apesar de frutas como o abacaxi, a laranja e o limão serem ótimas para a nossa saúde e agirem como antioxidantes e anti-inflamatórios, nesse caso, elas podem acabar irritando a bexiga e piorando o quadro.

Durante episódios de cistite, é recomendado evitar a ingestão de líquidos ou alimentos que podem irritar a bexiga, como chá, café, álcool, frutas cítricas e condimentos (como a pimenta).

As frutas cítricas podem irritar bexigas mais sensíveis. Alguns exemplos: abacaxi, acerola, ameixa, cupuaçu, jabuticaba, caju, laranja e até tomate. Isso vale para os sucos também.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

Exame de urina. Fica pronto em um curto período de tempo e analisa a presença de bactérias, o número de leucócitos (células de defesa do organismo) e outros sinais que identifiquem uma possível infecção. É o exame mais adotado para realizar o diagnóstico da patologia; Urocultura ou cultura da urina.

Alguns sucos que podem ajudar no tratamento da infecção urinária, são:

  1. Suco de melancia e laranja. ...
  2. Suco de cranberry (arando) ...
  3. Suco verde. ...
  4. Suco de raiz forte e limão. ...
  5. Suco de agrião e kiwi.

Olá, não tem problema algum consumir ovos. Nesse caso, o importante é evitar alimentos gordurosos, fritos, com muita pimenta e condimentos.

Geralmente os sintomas acabam após 1 dia, mas, se persistirem por mais de 3 dias, é importante que haja uma reavaliação pelo urologista. – Infecção em Homens: A infecção urinária nos homens é mais rara, geralmente associada a doenças da próstata.

3 formas de evitar ardência ao urinar

  • Beba muito líquido: O consumo de água, chás e sucos (sem adoçar) colaboram para a limpeza do seu organismo, uma vez que ajudam a eliminar bactérias. ...
  • Não segure a urina: ...
  • Consuma alimentos ricos em vitamina C:

Como aliviar as dores da infecção urinária

  1. Beba bastante água;
  2. Beba suco de cranberry ou alimentos e bebidas diuréticas;
  3. Não segure o xixi;
  4. Aumente o consumo de Vitamina C;
  5. Coma alimentos probióticos;
  6. Alivie as dores com compressa quente.

Recomenda-se evitar a atividade sexual em caso de infecção urinária para evitar riscos maiores à saúde e também pelo aumento da sensibilidade, que costuma causar desconforto e dor. A infecção do trato urinário compromete os componentes deste sistema, como a bexiga, que está intimamente ligada à vagina e ao útero.

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

A ginecologista confirmou que é muito possível, sim! Como durante o sexo existe muita troca de fluidos e fricção na região, pode acontecer de microrganismos que são da vagina, da boca e do ânus irem parar no sistema urinário.

A infecção urinária não é contagiosa. A doença acontece devido à alguns problemas como, por exemplo, baixa frequência miccional, deslocamanto de bactérias do intestino para a bexiga, cálculos renais e quando não existe higiene íntima após as relações sexuais.

Pode ter relação sexual durante o tratamento de infecção de urina? Geralmente a ação dos antibióticos no tratamento da infecção urinária é rápida no controle bacteriano, portanto as relações sexuais podem ser feitas após a resolução dos sintomas urinários.

A noctúria também pode ser causada pela baixa capacidade funcional da bexiga ou ainda pela urgência sensitiva, em que pequenas quantidades causam vontade de urinar. Esse último quadro pode ser causado por infecções urinárias.

Durante seu uso, a urina e as fezes podem ficar com uma coloração vermelho-alaranjada. Se não houver melhora dos sintomas dentro de 2-3 dias após o início do antibiótico, deve-se procurar o médico novamente para investigação.

O que comer no tratamento para infecção urinária
Outra recomendação é aumentar o consumo de alimentos diuréticos, como cebola, melancia, aspargo, salsa, graviola, pepino e cenoura.