Pode comer ovo roxo?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

De acordo com a organização Egg Safety, um ovo com um ponto de sangue pode ser consumido, ou seja, não é prejudicial à saúde. Basta garantir que o alimento esteja bem cozido.

A resposta é: PODE! Explicação simplificada: as gemas podem ficar esverdeadas / acinzentadas quando os ovos cozinham por mais de 15 minutos . Elas não são tóxicas. Explicação nerd: a proteína da clara dos ovos tem enxofre, que se decompõe devagar e forma o ácido sulfídrico (um gás bem fedorento).

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Isso é algo natural e às vezes tão pequeno que passa despercebido pelos controles de qualidade das empresas produtoras. De acordo com a organização Egg Safety, um ovo com um ponto de sangue pode ser consumido, ou seja, não é prejudicial à saúde. Basta garantir que o alimento esteja bem cozido.

Quando a clara está transparente e firme, mas a gema está um pouco afundada e já não flutua tanto, é melhor consumir o ovo logo; Gema plana e clara que lembra água indicam que o ovo está podre, então, descarte imediatamente.

Do ponto de vista nutricional, não há diferença entre os ovos brancos ou marrons (também chamados de vermelhos). O que determina a cor das cascas é a raça das galinhas. Em geral, as aves de plumagem branca colocam ovos brancos, e as avermelhadas ou amarronzadas põem ovos nesses tons.

Mas ainda que muitos assumam que esses ovos não são seguros para consumo, a verdade é que estão a contribuir para o despedício. As manchas de sangue são raras, mas seguras e podem ser encontradas tanto em ovos comprados em lojas quanto em ovos frescos.

Acontece que, se ficar tempo demais no calor, a clara, além de dura, fica borrachenta. Já a gema fica esverdeada, porque uma de suas proteínas, que contém enxofre, reage com outra, que contém ferro. Aí, além de ficar escuro, o ovo fede. Portanto o segredo do ovo cozido é o tempo.

Mais de 90% das gemas encontradas no comércio internacional devem sua cor azul ao aquecimento a que foram submetidos berilos amarelos ou verdes, e a cor obtida desse modo não pode ser distinguida do azul natural. Além disso, as gemas de cor fraca são aquecidas a 400-500°C para ficarem mais escuras.

O ovo cru ou mal passado pode conter Salmonela, bactéria que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.

Desta forma, nunca consumir ovos crus ou mal cozidos, mesmo contendo a casca intacta. Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C.

1%

Qual a chance de pegar salmonella no ovo? A infecção por salmonella, contaminam 1% dos ovos de galinha. Sendo provável o contágio por pratos que passam horas sem refrigeração, como maioneses, quindim, vitaminas e ovos crus com a gema mole.

Pessoas com colesterol alto também devem ficar longe do consumo excessivo de alguns alimentos. É o caso do ovo, cujo consumo é contraindicado para aqueles cujos níveis de gordura no sangue estão acima do normal. Por isso, é fundamental ir ao médico para que ele possa recomendar a melhor dieta para cada caso.

A cor pode variar de amarelo claro a laranja escuro. Esta é uma forma de perceber se a galinha era saudável, uma vez que os diferentes tons estão relacionados com o tipo de alimentação que teve.

alaranjada

O ovo caipira tem características diferentes
Sendo assim, há como ter ovos coloridos e convencionais, assim como ovos brancos e caipiras. Quanto à cor da gema, os ovos caipira costumam ter essa parte mais alaranjada, muitas vezes, em um tom bem intenso, devido à alimentação das aves, como veremos a seguir.

A diferença entre ele e o ovo normal é que o primeiro foi fertilizado por um galo. É parecido com o ovo caipira, em que a galinha e o galo vivem no mesmo ambiente. Descarte Para as granjas que criam aves para corte, o ovo galado é na verdade um descarte.

10 dias

E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.

Se a gema estiver muito plana e quebrar com facilidade, por sua vez, também significa que o ovo está um pouco velho. Mas lembre-se: caso o alimento não esteja estragado, com um cheiro de enxofre, ele pode sim ser consumido, mesmo não estando tão fresco.