Pode comer sardinha à noite?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

O estudo concluiu ainda que, além da ideia de que comer peixe dá sono e aprimora as funções cognitivas, o consumo de pescados nessa faixa de idade faz com que a hora de dormir melhore, ocasionando menos episódios de vigília e mais sono profundo.

Benefícios para a saúde
Mais econômica para o bolso, o valor da sardinha está nos nutrientes. O pescado é rico em ômega-3, que pode diminuir em até 30% o risco para doenças cardiovasculares e os riscos de desenvolver câncer de mama.

Sobre a forma de preparação, a nutricionista Glaube ressalta que o ideal é consumir a sardinha assada, cozida ou grelhada. Fritar o alimento reduzirá algumas propriedades nutricionais, como o ômega 3, o cálcio e a vitamina D.

O ideal é não comer grandes quantidades de alimentos antes de dormir e apostar em opções que sejam mais leves.
...

  • Café ...
  • Mate, chá preto ou chá verde. ...
  • Frituras. ...
  • Alimentos gordurosos. ...
  • Doces e bebidas açucaradas. ...
  • Bebidas alcóolicas.

Se já era de conhecimento público que uma alimentação para dormir bem precisa ser saudável, além de oferecer outros benefícios ao corpo, um estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revelou que o pescado pode ser a chave para um descanso perfeito.

Apesar do aspecto do óleo de sardinha não ser muito vistoso, ele pode sim fazer parte da receita e não apresenta riscos à saúde, se for consumido moderadamente.

Em relação à vitamina D, facilmente o consumo de 2 a 3 sardinhas de tamanho médio supera o valor diário recomendado.

Em relação às vitaminas, existe mais vitamina A, B3 e B6 no atum, ao passo que o teor de ácido fólico, vitamina B12 e vitamina D é mais elevado na sardinha. Quanto aos minerais, apresenta maior quantidade de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco, e níveis menos exagerados de sódio.

Para quem deseja seguir uma alimentação mais saudável e à risca, a opção também é investir em sardinhas conservadas em óleo de oliva extravirgem.

Você pode usá-lo tanto para fritar e grelhar outros ingredientes, colocando um pouco do óleo em uma panela ou frigideira. Ou ainda, usá-lo em saladas e vinagretes, tanto para temperar quanto para dar mais sabor e uma base para essas receitas.

O grande problema desse tipo de conserva é que há mais sódio e calorias, por isso a forma em lata não deve ser consumida por pessoas que sofrem com pressão alta ou colesterol alto”, explica Elizabeth, exemplificando que, em 100 gramas de sardinha em lata, há 201 calorias.

Sardinha fortalece os ossos, é anti-inflamatória e fonte de proteína - 04/06/2022 - UOL VivaBem.

Em primeiro lugar, é importante referir que as sardinhas enlatadas vêm limpas. Ou seja, as espinhas e escamas são removidas antes de serem enlatadas, tornando-se uma opção prática para o consumo.

Frangos e peixes podem ser assados, ensopados, cozidos, desfiados e grelhados. “Peixes com ômega 3 se destacam dos demais, pois contém esse tipo de gordura que também ajuda no controle da pressão arterial. Alguns exemplos são: sardinha, namorado, truta, linguado, pescada amarela, entre outros”, explica a nutricionista.

Saiba como substituir a janta de forma equilibrada

  1. Prepare uma sopa de legumes. ...
  2. Ovo cozido com salada verde. ...
  3. Faça um suplemento de proteínas com abacate. ...
  4. Prepare um sanduíche de pão integral com frango ou peixe e vegetais. ...
  5. Faça tortas de legumes.

Na alimentação noturna, tanto a fruta quanto chás podem ser boas alternativas para o consumo. Para um jantar leve e saudável, um bom prato de saladas, temperado com azeite extravirgem e alguns farelos, como semente de linhaça ou de girassol, torna-se uma ótima opção noturna.