Pode comer tentáculos de lula?

Perguntado por: oalbuquerque . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Você obterá no final quatro partes comestíveis da lula: o corpo, os tentáculos e as duas nadadeiras.

Se comer um polvo vivo não é uma das suas grandes ambições, apenas evite. Até porque, além de meio indigesto, o prato é perigoso, uma vez que os músculos do animal podem se contorcer dentro de você e provocar uma asfixia.

A lula possui um elevado teor de vitamina B12 e vitamina B3, fornecendo mais energia ao corpo e estabilizando os níveis de açúcar no sangue, o que é ótimo na prevenção da diabetes. Saiba ainda que a lula é um alimento rico em proteínas e minerais como fósforo, selênio, magnésio e ferro.

A lula possui um corpo alongado em formato de tubo, enquanto o polvo tem um corpo mais arredondado. Os dois têm oito braços, mas só a lula possui um par de tentáculos e nadadeiras ao longo do corpo.

Em questão de sabor, a lula tem um gosto mais suave em relação ao polvo, por isso antes de preparar qualquer receita é importante ter isso em mente para não substituir um pelo outro. Ela também é considerada mais benéfica para a saúde por possuir um valor nutricional maior.

Em geral, em óleo de 170º a 200º a lula deverá ficar macia e crocante em 7 minutos. Quando do cozimento em água, se, depois de macios, por algum motivo, eles (polvo e lula) ficarem duros, deixe-os cozinhando por mais 45 minutos que eles voltarão a ficar macios.

Lulas e polvos são cefalópodes, um grupo que evoluiu há mais de 400 milhões de anos de um ancestral molusco. O polvo tem oito membros, mas estes não são tentáculos - são braços. Um tentáculo tem ventosas somente na sua terminação com o formato de almofada. As lulas têm braços e tentáculos.

As lulas respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários.

Classe de moluscos invertebrados ao qual pertencem a lula, o polvo e a sépia. Esses animais produzem uma tinta escura que é usada como mecanismo de defesa: ao se sentirem ameaçados, contraem a glândula de tinta e lançam na água uma grande nuvem negra que assusta e distrai um possível predador.

O polvo é uma excelente fonte de proteína , importante para a construção de músculos, produção de hormonas e enzimas . Rico em ômega 3, trazendo benefícios para o sistema cardiovascular.

O polvo-comum, da espécie O. vulgaris, é encontrado em todo o mundo. À medida que é cada vez mais apreciado na culinária, sua criação para fins comerciais levanta questões sobre seu bem-estar em cativeiro.

Como o polvo produz tinta? A matéria-prima da tinta é a melanina, mesmo pigmento que dá cor à nossa pele. Essa é uma matéria fechada para assinantes.

Dica: Para que a Lula não fique borrachuda deve-se prestar atenção ao tempo de cozimento. Ela tem dois pontos de cocção que deixam sua textura bem macia. Deve ser cozida por 5 minutos e se passar desse tempo cozinhe o molusco por mais 40 minutos.

1) Comece apoiando a lula em cima da tábua. Você vai perceber que ela possui duas partes distintas: a cabeça com os tentáculos e o resto do corpo. 2) De maneira gentil, mas firme, separe essas duas partes. 4) Delicadamente, retire a pele do corpo da lula dando leves puxões.

Retire o polvo e dê outro choque térmico na água com gelo para parar o cozimento. Neste ponto, o polvo está pronto para ser finalizado na grelha ou na panela. A sugestão do chef é secá-lo e fritá-lo no azeite com bastante alho cortado em lâminas.

Polvos possuem corpo mole e não apresentam conchas. Para fugir dos predadores, os polvos podem nadar rapidamente, utilizando jatos de água, ou lançar tinta na água, de modo a confundir seus predadores.