Pode congelar queijo mussarela fatiado?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Queijos como camembert, gorgonzola, brie, prato, mussarela, roquefort, parmesão, cheddar e gruyere podem ser congelados tranquilamente, porém é bom tomar todos os cuidados para que isso seja feito corretamente. Congelar em Pedaços: Corte o queijo em porções menores, assim você descongela o que precisa.

Para armazenar frios, escolha a gaveta da geladeira ou as prateleiras mais altas do refrigerador. Como o nome já indica, os frios necessitam de refrigeração! Se for comprar presunto, mussarela e/ou salaminho fatiados, compre menos quantidade, pois esses se deterioram rapidamente, no máximo, 5 dias.

A verdade é que congelar este alimento pode ser uma alternativa a tê-lo durante longos períodos no frigorífico. Mas atenção, deve fazê-lo da melhor forma para que o queijo continue comestível quando o retirar do congelador. Antes de o congelar, corte o queijo em pequenas porções e enrole-o bem em papel aderente.

O correto é envolver o queijo já aberto com papel alumínio e depois cobrir com um filme plástico e levar ao congelador. Para descongelar, basta deixar na geladeira até que o produto volte à consistência natural. Deixe no congelador por no máximo um ano.

Quanto a validade do produto após o congelamento, se congelado a -18°C durante 1 ano, após o descongelamento o recomendado é o consumo mais rápido possível, sendo que até 15 dias o queijo em tese deverá manter suas características normais, após isso pode haver perda de estrutura, sabor etc.

Todo alimento pode ser congelado, desde os embutidos, laticínios e até os frios, mas é preciso se manter atento ao realizar o processo de descongelamento.

Esquente o queijo por 30 a 45 segundos por vez, tire e olhe como está. Se ele ainda não tiver descongelado, ponha mais 30 segundos. O queijo pode levar alguns minutos para descongelar por inteiro, mas ir devagar garante que você não o derreta sem querer.

Mas vale lembrar: o queijo pode não ficar como antes! E isso acontece porque quando é congelado, a água e a gordura formam cristais de gelo, que podem acabar danificando a proteína do alimento. Esses queijos, quando descongelados, ficarão mais quebradiços, mas ainda podem ser derretidos.

De um modo geral, os queijos devem ser conservados no frigorífico, devidamente acondicionados, a uma temperatura constante entre os 0ºC e os 10ºC. Se o produto no ponto de venda se encontra nos lineares de frio, isto significa que deverá continuar nas mesmas condições quando estiver na sua casa.

Sabe aquela fatia de muçarela que você deixou na geladeira e apenas uma pontinha está diferente do resto? A mudança indica ressecamento e pode ter ocorrido perda de umidade. Se não ocorrer alterações de cor, bolor ou mofo não há problema nenhum em consumir, desde que o produto ainda esteja dentro do prazo de validade.

Na hora de descongelar, nada de se apressar: deixe na geladeira por cerca de 12h antes de utilizar. Isso evita que condense água e altere o produto.

Esses queijos podem ser consumidos em maior quantidade e, devido ao seu sabor e aroma suaves, combinam muito bem com geleias de frutas. Você pode comer até duas fatias de queijos frescos e moles por dia sem se preocupar em sair da dieta.

É importante manter o queijo protegeido em potes fechados, ou mesmo embrulhá-los em filme plástico, alumínio ou papel de seda. Coloque-os na gaveta de legumes, que é o local menos frio e mais úmido da geladeira. Nesta condição a maturação irá evoluir e continuar desenvolvendo sabor e aroma.

Este problema está relacionado ao fatiamento de queijos muito novos ou sem estabilização (inferior a 15 dias) e pode estar relacionado com o pH da massa na filagem.

três dias

Queijos em fatias s/soro (Fatiados tipo Prato e Mussarela): Devem ser mantidos em potes fechados e consumidos no máximo até três dias após serem fatiados. Queijos cremosos (Requeijão): Devem ser mantidos fechados nas embalagens originais e consumidos no prazo estabelecidos pelo fabricante.

O presunto pode, sim, ser congelado: inteiro, em fatias, em cubinhos ou como quiser. Mas perderá muito em sabor e, em especial, na textura. Se o procedimento for necessário, prefira peças maiores, que sofrem menos com o descongelamento.

Use papel-manteiga
O papel-manteiga pode ser um grande aliado na hora de cozinhar, evitando problemas como o bolo grudado no fundo da forma. Ele pode ser usado no forno, na air fryer, na geladeira e até no congelador. Por isso, pode usar sem medo! Para começar, na hora de tirar uma fatia de mussarela, use uma espátula.

A manteiga pode ser facilmente congelada, quer seja uma barra inteira ou meia porção com a embalagem original, e inclusive em pequenas porções. Normalmente, são recomendadas porções de 125 gramas, principalmente se for usada para fazer bolos ou bolachas.

A boa notícia é que ele pode ser congelado de diferentes maneiras: em fatias, cubos, peças maiores ou ralado. Para descongelar, basta transferir o pote para a geladeira no dia anterior e, na hora de usar, deixar alguns minutos em temperatura ambiente.

Após abertos, os enlatados devem ser armazenados em outro recipiente com tampa. Presunto e bacon podem ser congelados por até três meses. As salsichas podem ficar no freezer por dois meses.

A diferença entre os dois tipos é simples e até óbvia. O queijo puro e verdadeiro é feito a partir da coagulação do leite de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e/ou outros mamíferos, ou seja, é um produto de origem animal. Já o queijo fake ou análogo costuma ter água, gordura vegetal, leite e amido de milho modificado.