Pode dar antidepressivo para cachorro?

Perguntado por: rguedes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Existem casos onde o médico veterinário pode vir a receitar alguns tipos de calmantes, ansiolíticos ou antidepressivos, pois ajudaria com ansiedade, estresse, agressividade, dentre outros comportamentos.

O Calmavet funciona como um tranquilizante natural. Ele é recomendado em estados de tensão nervosa e agitação histérica, após situações estressantes, pois possui ação sedativa. Assim, deixa seu animal de estimação muito mais tranquilo durante situações que podem desencadear crises nervosas.

A fluoxetina é uma medicação consideravelmente segura para cães e gatos, sendo usada em todo o mundo e há muitos anos para o tratamento de problemas comportamentais nestas espécies. Entretanto, como qualquer medicação, podem ser observados alguns efeitos indesejáveis, geralmente no início da terapia.

Posso dar rivotril para meu cão??
Olá Cleusa. Não utilize medicamentos sem orientação de um veterinário nunca, você pode intoxicar o seu animal. Após uma avaliação clínica o veterinário vai indicar o tratamento mais adequado.

O cachorro pode ficar vários dias sonolento e sem reflexos, se for cardíaco pode ate morrer. Ele também pode ter vômitos, entre outras complicações. Conclusão: Não dê clonazepan para cachorro.

Sintomas de depressão canina
Clinicamente, a depressão canina é definida como: "Uma diminuição acentuada na atividade do cão, ele passa a maior parte do tempo deitado, é desinteressado em seu ambiente e exibe pouco ou nenhum interesse em comer."

Prostração, falta de apetite e outros sintomas podem indicar um caso de cachorro com depressão. Assim como nós, cachorro tem depressão. Os cães são seres sencientes, ou seja, possuem emoções e, consequentemente, também podem desenvolver problemas psicológicos.

Antidepressivos
Não afetam apenas diretamente a saúde renal e hepática do cachorro, como também podem transtornar o adequado funcionamento do seu sistema nervoso, sendo isto prejudicial para a saúde do seu pet.

“Esse medicamento pode ser adquirido em qualquer pet shop e dado aos cães de uma a três gotas por quilo. Dessa forma, eles ficam mais sonolentos e alguns até dormem, evitando assim o medo e a agitação”, explica o veterinário.

- Indicado para suplementação diária em casos de: Estresse, Agressividade, Lambedura constante das patas, Eventos estressantes (banho, fogos, festas, etc) ou Latido constante e excessivo.

Para cães, a dosagem do Diazepam não deve ultrapassar 0,2 ml/kg por via endovenosa. Entretanto, em forma de comprimido, a quantidade recomendada é de até 2,2 mg/kg. Como também está presente na área veterinária, o Diazepam também pode ser aplicado em pets como cachorros.

20 mg

- Fluoxetina
É um antidepressivo com pouco efeito sedativo quando comparado com antidepressivos tricíclicos. Tem sido usado em animais para tratar comportamentos compulsivos aberrantes. A dosagem em cães pode variar entre 0.5 - 1 mg/Kg PO SID, numa administração máxima de 20 mg.

MEDICAMENTOS DE USO CONTROVERSO EM CÃES:
De uso tópico se ingerido causa grave intoxicação. – Risperidona (Risperidon®).

Antidepressivo para tratamento de alterações comportamentais, incluindo agressividade e ansiedade.

Calmante para cachorro dormir
Trazodona, Gabapentina, Buspirona são algumas das possíveis drogas que podem ser prescritas após a avaliação do veterinário. Jamais dê ao seu cachorro uma medicação para que ele fique mais calmo ou durma a noite toda sem prescrição médica.

Quais são os remédios para o cachorro dormir? A acepromazina é um fármaco com propriedades sedativas que inibem o sistema nervoso provocando o sono. Essa medicação pode ser ministrada em gotas ou em comprimido, mas o seu uso só é recomendado com prescrição de um médico-veterinário.

O zol- pidem, pertencente à classe dos hipnóticos e sedativos, é indicado, tanto em cães como em gatos, para reduzir a ansiedade geral e o medo, além disso, também atua como relaxante muscular de ação central, permitindo uso como pré-anestésico13.

Entre em contato com o veterinário e leve o pet a uma clínica veterinária de emergência 24 horas, o mais rápido possível. A lavagem estomacal deverá ser feita com urgência, para evitar sequelas no gato ou cachorro.