Pode dar casca de mandioca para o gado?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Além de ser consumida diariamente como alimento pelos humanos, a mandioca pode ser usada para consumo animal, seja na forma in natura ou por meio de restos culturais, folhas e caules. No caso dos ruminantes, a mandioca pode ser oferecida na forma de casca, farinha de varredura ou massa de fecularia.

A casca de mandioca é um resíduo com baixa quantidade de proteína e grande quantidade de fibra e energia, sendo usado principalmente na alimentação de animais para engorda (Abrahão et al., 2005).

A raspa integral de mandioca é uma ótima alternativa como fonte energética na alimentação animal, podendo substituir em grande parte das rações o milho ou o sorgo. Onde deve ser usada respeitando as restrições de cada espécie devendo ser corrigida sua deficiência protéica.

Obteve-se o maior valor de proteina bruta equivalente a 10, 19%, similar ou igual ao teor de proteina bruta existente na composição química do milho de aproximadamente 10% na base da matéria seca.

A forragem da mandioca é rica em proteínas e vitaminas e pode ser um ótimo alimento para o gado.

Corte a mandioca em vários pedaços grandes. Em seguida, pegue um pedaço e faça um corte vertical profundo na casca. Feito o corte, com as mãos, puxe a casca a partir dele. Prontinho!

Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou limão. Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).

O rendimento das raízes em raspas varia de 2,7, 3,0 e 3,3 toneladas de raízes para produção de 1 t de raspas, respectivamente, para raízes de boa, média e baixa qualidades.

Para obter o farelo das ramas, o produtor deve picar as folhas e hastes, desidrata-las e moer o feno resultante deste processo, produzindo então o farelo. As etapas são as mesmas para fazer a ração a partir da raiz da mandioca.

A validade da mandioca na geladeira é bem curta. Descasque a raiz se ainda estiver com a casca e coloque em um pote com água dentro da geladeira por até 4 dias.

A mandioca (Manihot sculenta) tem alto potencial para alimentação animal, pois é rica em energia e seus resíduos (farinha de varredura, raspa ou cascas e as folhas, entre outros) podem ser utilizados na alimentação (MARTINS et al., 2000).

O melhor jeito para descascar mandioca é cortar o alimento em três ou quatro partes, em pedaços de cerca de 10 centímetros. Em seguida, é necessário fazer um corte de ponta a ponta em cada pedaço, no sentido vertical, e puxar a casca com as mãos, retirando-a por inteiro.

A Manipueira, ou seja, a água da mandioca pode trazer benefícios à agricultura com as diversas formas de utilização. Ela serve de adubo natural, tanto de solo, como foliar. A manipueira impura, quando adicionada à água, é mais venenosa que a pura. Ela é capaz de combater pragas e doenças.

O aproveitamento da manipueira pode ter várias funções como: fertilizante, defensivo de insetos nas culturas, controle de parasitos externos nos animais e fonte de nutrientes para animais. Uma tonelada de mandioca prensada gera 250 litros de manipueira.

->Para fazer farinha d´água, a mandioca deve ser macerada na água. No momento em que a casca se solta e a mandioca amolece, devido ao processo de fermentação, ela é descascada e ralada. Em seguida, a massa passa por prensagem antes de ser levada para secagem ao sol ou torra no tacho sob alta temperatura.

Sabemos que uma vaca precisa comer em torno de 3% do seu peso vivo por dia, então um animal de 600kg vai precisar consumir 18kg de matéria seca (MS) por dia.

Para proteína bruta, os valores encontrados são baixos e não foram diferentes entre as coletas (P>0,05), variando entre 1,02% a 1,41, com média de 1,26%.

A macaxeira também é conhecida como mandioca mansa ou aipim, e possui menos de 50 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. Já a mandioca, ou mandioca brava, apresenta acima de 100 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. E não adianta tentar fazer essa identificação só no “olhômetro”, como explica a pesquisadora.

As raízes da mandioca destacam-se como fonte de energia, que é o componente quantitativamente mais importante das rações alimentícias para diferentes espécies de animais. Apresentam quantidades mínimas de proteína, vitaminas, minerais e fibra e são bem aceitas pelos animais.