Como alimentar o gado com mandioca?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

- Recomenda-se que a parte aérea da mandioca, antes de ser fornecida aos animais, seja picada manualmente ou em picadeiras elétricas e colocadas para secar durante um a dois dias. Este material após secagem é chamado de feno da parte aérea de mandioca; - Toda a parte aérea pode ser consumida pelos animais.

Devido ao grande valor nutritivo da parte aérea da mandioca e também ao seu volume de produção, ela é uma excelente opção para se fazer ração animal.

Além de ser consumida diariamente como alimento pelos humanos, a mandioca pode ser usada para consumo animal, seja na forma in natura ou por meio de restos culturais, folhas e caules. No caso dos ruminantes, a mandioca pode ser oferecida na forma de casca, farinha de varredura ou massa de fecularia.

Para obter o farelo das ramas, o produtor deve picar as folhas e hastes, desidrata-las e moer o feno resultante deste processo, produzindo então o farelo. As etapas são as mesmas para fazer a ração a partir da raiz da mandioca.

A raspa integral de mandioca é uma ótima alternativa como fonte energética na alimentação animal, podendo substituir em grande parte das rações o milho ou o sorgo. Onde deve ser usada respeitando as restrições de cada espécie devendo ser corrigida sua deficiência protéica.

A mandioca pode ser consumida cozida, como acompanhamento de outros alimentos, como ovos, carnes e saladas, no café da manhã, lanches, almoço ou jantar. Além disso, o aipim também pode ser usado para preparação de bolos, purês, sopas, caldos, ou ainda assado, como chips.

A forragem da mandioca é rica em proteínas e vitaminas e pode ser um ótimo alimento para o gado.

Devido às características citadas acima, o resíduo de panificação pode ser um excelente ingrediente a ser utilizado em substituição aos concentrados energéticos na dieta de bovinos de corte, principalmente o milho, permitindo redução nos custos de alimentação.

O corte das ramas, ou seja, o preparo das manivas deve ser feito imediatamente antes do plantio, para que estas não sequem e não percam o vigor. O corte das ramas, ou seja, o preparo das manivas deve ser feito imediatamente antes do plantio, para que estas não sequem e não percam o vigor, afirma Dr.

Saiba como amansar boi na lida do dia-a-dia
Toda vez que os animais forem manejados, analise a iluminação do local. Os bovinos têm uma visão muito boa e quando a iluminação muda, causa o receio de entrar naquele local, por exemplo. Se o manejo for no período da noite, utilize a iluminação indireta no rebanho.

O uso de probióticos em ruminantes – desde animais recém-nascidos até adultos no ápice da produção – é altamente benéfico, uma vez que promove uma melhor digestão, melhor saúde e imunidade dos animais.

Sobre os bezerros, não deixe que ele tome outro leite, sem ser o colostro nos primeiros dias. Esse sim é o melhor remédio. O colostro é um leite natural produzido nos primeiros dias do nascimento do bezerro. É muito poderoso, pois tem vitaminas e nutrientes essenciais para o desenvolvimento da imunidade.

A forma mais comum, é tirar a renda de várias amostras e desprezar as de menor teor de amido elevando artificialmente a remuneração ao produtor, promovendo uma concorrência desleal no setor.

As variedades de mandioca de mesa (aipim) têm como principais características elevado potencial produtivo, precocidade, polpa de raízes de coloração amarela, reduzido tempo para cozimento, além de resistência à bacteriose e ao super alongamento.

O DE MANDIOCA
Deve-se dar preferência aos solos mais soltos arenosos, pois além de permitirem o engrossamento das raízes, facilitam a colheita. O relevo deve ser plano ou levemente inclinado, declividade inferior a 10%, evitando-se solos sujeitos a encharcamento.

A mandioca de mesa (mansa), aipim ou macaxeira é um alimento de densidade energética média. Além disso, apresenta como nutriente predominante o carboidrato (amido), cujo índice glicêmico é baixo e possui carga glicêmica média (porção de 130g). Contém, em sua composição, fibra alimentar, vitaminas e sais minerais.

Sabemos que uma vaca precisa comer em torno de 3% do seu peso vivo por dia, então um animal de 600kg vai precisar consumir 18kg de matéria seca (MS) por dia.

Para que faça bem à saúde, o ideal é que a mandioca faça parte de plano alimentar saudável e equilibrado, substituindo outras fontes de carboidrato como batata, arroz e macarrão. A quantidade ideal é em média 150 gramas por dia, mas esse valor pode variar de acordo com a dieta e o estilo de vida de cada um.

Visando à diminuição dos custos em alimentação, o amido da mandioca é uma boa alternativa para substituir o milho e outros cereais na alimentação de bovinos de corte em regiões onde a mandioca é cultivada.

A rama de mandioca pode ser utilizada como forragem verde e como forragem conservada na forma de feno ou de silagem.