Pode dar mingau de milho para bebê de 7 meses?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Ideal para bebês a partir de 6 meses, em fase de introdução alimentar.

Como explica a especialista em nutrição clínica em pediatria, Marina Ossick, o milho pode ser incluído a partir dos seis meses de idade no cardápio do bebê. E o bacana é que, além de saborosíssimo, o grão oferece uma série de benefícios para o organismo.

Por isso, a polenta é uma forma deliciosa e segura de oferecer milho a bebés desde os 6 meses. Esta é uma única receita, mas que pode ser oferecida de duas formas diferentes: comida na hora, como um puré, ou levada ao frigorífico numa assadeira para endurecer e depois grelhada ou assada para o bebé comer com as mãos.

Quando você oferece Mucilon® para bebês a partir de 6 meses, está dando uma importante fonte de energia e nutrientes que contribuem para o seu crescimento e desenvolvimento.

O Mucilon Multicereais é um cereal infantil em pó desenvolvido pela Nestlé, indicado para bebês a partir de 6 meses de vida. Ideal para misturar com leite líquido, o Cereal Infantil Nestlé Mucilon é um ótimo complemento alimentar, principalmente para lanches intermediários.

Crianças abaixo de 1 ano não devem consumir mingau. Análise em 12 produtos, feita pela Pro Teste, mostra que eles contêm excesso de açúcar e menos nutrientes do que informam nos rótulos. O tradicional mingau deve ser evitado antes de o bebê ter 1 ano de idade.

Muitas pessoas têm dúvida se podem utilizar o fubá (ou farinha de milho) no preparo de receitas e papinhas para o bebê. E a resposta é sim, o bebê pode comer creme, mingau, polenta e outros preparos com fubá desde os 6 meses.

Veja a seguir 6 receitas que podem ser usadas na alimentação complementar do bebê aos 7 meses de vida:

  1. Papinha de mamão. ...
  2. Papinha de maçã e cenoura. ...
  3. Papinha de batata, carne e brócolis. ...
  4. Papinha de frango com mandioquinha. ...
  5. Papinha de abóbora com inhame e frango desfiado. ...
  6. Papa de feijão fradinho com mandioquinha e frango.

Além disso, como o bebê ainda está aprendendo a mastigar e frequentemente engole pedaços inteiros de comida, é importante evitar alimentos muito pequenos e duros. Outros alimentos como mel e leite de vaca, também não são indicados em crianças com menos de 12 meses, pois podem causar problemas de saúde.

Ofereça ao bebê a partir de 9 meses.

As 5 melhores frutas para seu bebê dos 6 aos 12 meses

  • Abacate.
  • Banana.
  • Laranja.
  • Mamão.
  • Manga.

A introdução alimentar 6 meses prevê, segundo orientações dos especialistas, a oferta inicialmente de frutas, legumes e verduras, para que a criança sinta e se habitue às texturas e sabores. Na sequência, pode-se acrescentar arroz, feijão, macarrão e proteínas, tornando a alimentação completa.

Para o bebê, do sexto ao oitavo mês, o arroz precisa ser bem macio, uma papa. A partir do nono mês, o bebê passa a comer o arroz soltinho, exatamente como o dos pais. Isso significa que, nesses dois primeiros meses, temos duas boas alternativas.

Além das vitaminas e minerais, o Mucilon contém um aromatizante de vanilina. Tal como comentei sobre o açúcar, aditivos alimentares, tais como corantes, conservantes e aromatizantes, não são recomendados para bebês. Aliás, atualmente, não são recomendados também para adultos.

Coloca-se 2 partes de leite para 1 de água, com pouco açúcar e pouca farinha (amido de milho, aveia, farinha de arroz, fubá etc). Essa diluição é importante para reduzir a concentração de proteínas, que podem sobrecarregar o rim do bebê, e de sais minerais, que podem desidratá-lo.

Dieta do bebê com 7-8 meses
12:00 (tarde) – Almoço e sobremesa. 15:00 (tarde) – Fruta + Leite materno ou mamadeira com Fórmula adequada. 19:00 (noite) – Jantar e sobremesa.

Nestlé desenvolve produto de fácil digestão voltado especialmente para crianças a partir dos seis meses de vida. Alinhada aos conceitos de Nutrição, Saúde e Bem-Estar, a Nestlé traz ao mercado nacional, a partir deste mês, Minha 1ª Farinha Láctea Nestlé.

NINHO® Fases 1+ é desenvolvido especialmente para crianças a partir de um ano de idade. Ele apresenta um teor específico de proteínas, assim como a adição de vitaminas e minerais, recomendados para essa faixa etária. Já o NINHO® Fases 3+ é desenvolvido especialmente para crianças de 3 a 5 anos.