Pode dar nimesulida pra idoso?

Perguntado por: obotelho5 . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Pacientes com mais de 65 anos podem ser tratados com a menor dose efetiva, 100 mg duas vezes ao dia. Não existem estudos que avaliem comparativamente a farmacocinética da Nimesulida em idosos e indivíduos jovens. O uso prolongado de AINEs em idosos não é recomendado.

A nimesulida não deve ser utilizada por crianças menores de 12 anos. Com relação ao uso da nimesulida em crianças, foram relatadas algumas reações graves, incluindo raros casos compatíveis com Síndrome de Reye.

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com úlcera péptica em fase ativa, ulcerações recorrentes ou com hemorragia no trato gastrintestinal; pacientes com distúrbios de coagulação graves; pacientes com insuficiência cardíaca grave; pacientes com insuficiência renal e/ou hepática.

A nimesulida é bastante agravante em problemas hepáticos, diante de estudos realizados nos quais mostram que o seu uso pode causar colestase intra-hepática e até mesmo necrose hepática, mas uma série de estudos está em andamento e ainda não há uma certeza absoluta sobre seu grau de hepatotoxidade.

O uso de AINES em idosos está associado ao alto risco de toxicidade gastrointestinal e insuficiência renal, além de estar relacionado a eventos cardiovasculares e a inúmeras interações medicamentosas.

Apesar do eficiente potencial analgésico, baixo custo e venda livre os anti inflamatórios não esteróides devem ser evitados no paciente idoso pelo aumento no risco de comprometimento renal, sangramento gastrointestinal e oscilação na pressão arterial.

Não existe experiência com o uso de dipirona em longo prazo em pacientes com insuficiência renal ou hepática. Em pacientes idosos e pacientes debilitados deve-se considerar a possibilidade das funções hepática e renal estarem prejudicadas. Este medicamento não deve ser partido.

Nimesulida é um medicamento que apresenta propriedades que combatem a inflamação, a dor e a febre, e sua atividade anti-inflamatória envolve vários mecanismos. A nimesulida inibe uma enzima chamada ciclooxigenase, a qual está relacionada à produção de uma substância chamada prostaglandina.

Ibuprofeno 600 mg e nimesulida de 100 mg têm efeitos muito parecidos. Só a duração do efeito é menor no ibuprofeno, que deve ser administrado 3 ou 4 vezes ao dia, já a nimesulida são duas vezes.

“Ela é utilizada contra dores articulares, como tendinite e bursite, desconforto muscular e de dente, inflamação de vias aéreas, como sinusite e dor de garganta ou cólicas”, exemplifica a farmacêutica Patrícia Moriel, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Como os outros anti-inflamatórios não-esteroidais, a nimesulida deve ser usada com cuidado caso você tenha insuficiência cardíaca congestiva (mau funcionamento do coração), hipertensão (pressão alta), prejuízo da função renal, pois, desta forma, pode acontecer uma redução no fluxo de sangue nos rins.

A nimesulida é um anti-inflamatório não esteróide, analgésico e antipirético, que serve para aliviar vários tipos de inflamações, febre ou dores, como dor de garganta, dor de cabeça ou cólicas menstruais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Olá! A princípio seria uma substituição possível. Ambos medicamentos são analgésicos e Anti-inflamatórios. Seria prudente a avaliação do seu médico sobre essa troca.

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

Entre os anti-inflamatórios não-esteroides, o naproxeno se mostrou o menos prejudicial. O estudo afirmou também que os AINEs estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo.

Indicações — Para que serve. A nimesulida é um remédio anti-inflamatório não esteroide indicado para o tratamento das dores de leve a moderada intensidade, com ou sem febre associada. O medicamento demora cerca de 15 minutos para agir contra a dor e uma hora para baixar a febre.