Pode deixar clara em neve na geladeira?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Para a clara em neve a temperatura dos ovos importa e eles precisam de estar em temperatura ambiente. Deixe pelo menos algumas horas fora da geladeira antes mesmo de separar a gema das claras.

É melhor que o ovo esteja gelado e não em temperatura ambiente. Pois a clara mais geladinha resulta em uma espuma mais volumosa, elástica e estável. Na hora de bater coloque 1 pitadinha de sal, ele ajudará a manter a resistência e a estrutura das claras em neve.

Despeje as claras numa embalagem hermética ou congele individualmente em bandejas de gelo. Após a solidificação, transfira para uma embalagem hermética. Certifique-se de rotular o recipiente com a quantidade de claras, data de congelamento, para que você as use em ordem de data.

3. Aparência

  1. Se a gema está redonda e flutua e a clara está firme, próxima da gema, o ovo está fresco;
  2. Se a gema está um pouco afundada e a clara está transparente, mas ainda firme, o ovo ainda está ok para consumo;
  3. Se a gema está plana e a clara parece água, jogue o ovo fora.

Outra ótima dica para preparar clara em neve de forma rápida (e sem fazer muito esforço) é recorrer ao liquidificador. Para começar, você deve separar bem as gemas e, então, despejar as claras no liquidificador. Bata em velocidade alta por cerca de 2 minutos (ou até atingir a consistência desejada).

Acrescentar uma pitada de sal aos ovos ajuda a dar estabilidade ao creme durante o preparo. Porém, é importante prestar atenção para não exagerar na quantidade do condimento.

Isso porque o sal diminui a umidade do meio e aumenta a solubilidade das proteínas, então quando adicionamos uma quantidade maior do que uma pitada, por exemplo, ele tende a desestabilizar as claras. Aí acontece a temida precipitação, que é quando fica um pouco da clara em cima e aquela “aguinha” no fundo, uma meleca.

Separe muito bem as claras das gemas, já que as gemas são gordurosas e, havendo qualquer restinho delas, as claras não vão atingir o ponto de neve. É preciso manter um ritmo firme e constante para bater as claras. Evite parar o processo no meio, ou fazê-lo muito devagar.

Elas podem se manter congeladas por até 3 meses. Na hora de descongelar basta deixar da geladeira até que esteja liquida. E usar normalmente.

Coloque as claras em uma forminha de gelo (bem sequinho, sem nenhuma gota de água) e leve para congelar. Depois é só desenformar, colocar em saquinhos com fechos e retornar para o congelador. Não esqueça de colocar a quantidade de claras, a data que foi congelado e a validade, que é de até 3 meses.

4 dias

Conservando os ovos:
Se for necessário a utilização apena das gemas ou claras em uma receita, guarde da seguinte forma: Coloque a gema ou a clara em um vidro limpo e coberto com água filtrada, hermeticamente fechado, a gema dura até 4 dias na geladeira e a clara 7.

Porém, fora da geladeira, sem a refrigeração adequada, a validade pode sofrer variações, especialmente em dias mais quentes. Quando a temperatura está mais amena, fora da geladeira, os ovos brancos podem durar até 30 dias, enquanto os vermelhos podem durar 25.

No entanto, eles só podem ficar na geladeira por no máximo 2 dias.

Como consumir a clara ovo pasteurizada? Algumas marcas do mercado disponibilizam as claras de ovo pasteurizadas com uma validade bastante reduzida, e recomendam que ele seja consumido em até 24 horas. Mas já há alternativas nas prateleiras que prometem durar até três meses!

Adicionar um aroma extra
Se colocar apenas 5 gotas de limão, vai praticamente anular o odor e não será o suficiente para interferir no sabor da receita. Se estiver fazendo um bolo ou doce, pode usar essência de baunilha, na proporção de 1 colher de chá para cada 2 ovos.