Pode deixar limão aberto na geladeira?

Perguntado por: alima . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Por mais que colocá-lo na porta da geladeira sem cobertura seja um dos jeitos mais práticos, esse não é o melhor método para preservar a fruta. Após cortado, o limão deve ser guardado em um recipiente hermético, como um pote de vidro com tampa ou saco bem vedado, durante, no máximo, 2 dias!

A dica de armazenar limão na água, porém, só vale se ele estiver inteiro. Depois de cortada, a fruta deve ser consumida em, no máximo, três dias, e a metade não utilizada deve ficar na geladeira em um pote com tampa ou embalada em papel filme.

Antes de entender especificamente sobre o ato de guardar o limão na geladeira, é preciso lembrar que ele estará cortado. Isso significa que a polpa da fruta ficará exposta ao oxigênio. Em outras palavras, boa parte dos nutrientes do limão serão perdidos por conta da oxidação, principalmente as vitaminas.

Ao ser cortado e exposto ao oxigênio, o limão perde alguns nutrientes, pode sofrer com mudanças no sabor e também fica murcho (até com uma aparência meio enrugada), mas não necessariamente faz mal à saúde!

Para que os limões não acabem na lixeira, mantenha-os em sacos com fechamento hermético, aqueles do tipo zip lock, dentro da geladeira. O uso dos saquinhos herméticos é importante porque, soltos na geladeiras, os limões duram menos. Você encontra os saquinhos herméticos nos supermercados, e existem várias marcas deles.

O limão não afina o sangue. Yasmin explica que não existe nenhuma comprovação ou mecanismo fisiológico que indique qualquer efeito anticoagulante do limão.

Arranje as fatias de limão bem espaçadas em uma assadeira e congele. Caso você ignore este passo, as fatias ou pedaços congelarão juntos e formarão um "bloco". Deixe os limões no congelador por duas a três horas ou até que estejam totalmente resfriados.

Limão na geladeira
Nesse sentido, após ser cortada, manipulada ou preparada para consumo, esses alimentos perdem sua vitalidade muito rapidamente, talvez em horas, minutos ou até segundos. Por esse motivo, é muito importante consumí-las em até seis horas, depois de cortadas.

Da casca ao bagaço, a fruta pode ser utilizada na limpeza do banheiro, na conservação do açúcar e até para evitar o escurecimento de panelas. Veja algumas maneiras de aproveitá-la ao máximo. Coloque os bagaços do limão na água para a limpeza de panelas e recipientes usados para cozinhar peixe.

Uma boa opção para quem sofre com intestino preso é beber um copo de água morna com meio limão espremido em jejum, porque isto ajuda no reflexo do esvaziamento intestinal por irritar a mucosa do intestino e estimular o movimento peristáltico que gera a vontade de fazer cocô.

Mais importante: sentir o ar natural de limão durante a noite ajuda a respirar melhor, especialmente quando se trata de pessoas com alergias ou asma. Deixe um limão cortado sobre a cabeceira e, ao acordar, você terá a garganta limpa e a cabeça mais clara.

Como exemplo são destacados a Cura do Limão para Diabetes e mais sobre Alcoolismo, Angina do Peito, Artrite, Asma, Bronquite, Cálculos Biliares, Cálculos Renais, Câncer, Celulite, Cistite, Doenças do Coração, Dores de Cabeça, Gastrite, Gripe, Insônia, Sarampo, Tabagismo e Tosse.

O limão não faz mal para o fígado, mas o consumo do alimento em excesso pode gerar outros tipos de problemas para o organismo. Por ter uma alta concentração de acidez, o suco da fruta pode ferir a parede do estômago pelo excesso de líquidos corrosivos se ingerido com a barriga vazia.

Equipe Oncoguia
Especialistas ouvidos pelo G1 refutam totalmente a alegação contida na mensagem. "Em relação a essa mensagem que vem sendo veiculada de que o limão tem propriedades anti-tumorais, isso não procede.

Ao armazenar o limão espremido na geladeira ou no freezer, ele deve ser armazenado em uma embalagem a vácuo ou recipiente com tampa bem fechada. Isso reduz a exposição ao ar e mantém o suco fresco e saboroso. Dura de dois a três dias na geladeira.