Pode deixar o botijão de gás aberto?

Perguntado por: ubotelho . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

O uso de gás GLP é seguro e econômico quando utilizado corretamente. Por isso, deixar a válvula do gás pela metade é perigoso. Para garantir a sua segurança utilizando seu botijão de gás, é importante ter um regulador dentro do prazo de validade e fazer o seu uso totalmente aberto.

Ele deve estar em um local aberto, ventilado, seco e longe de qualquer fonte de calor, como fogões, aquecedores ou aquecedores de água. Além disso, é importante que o botijão seja colocado em uma superfície nivelada e firme, a fim de evitar quedas e possíveis vazamentos.

O fato é que não é preciso vedar o botijão, pois sua válvula possui um sistema de pressão por mola que veda a passagem de GLP, só sendo preciso retirar o regulador de pressão e armazená-lo, se possível, em uma área ventilada e não confinada.

Manter o registro sempre aberto pode colocar você e sua família em risco. Se houver um vazamento durante a noite, por exemplo, o simples fato de alguém levantar-se para ir ao banheiro e acender a luz, pode causar uma explosão devido ao gás acumulado no ambiente.

Um botijão de gás de cozinha de 13 kg dura cerca de 50 dias, dependendo da quantidade de uso. Se a medida for em horas, aceso, um botijão de gás GLP de 13 kg duraria cerca de 40,4 horas.

A Aliança esclarece em um cartaz que a mensagem é falsa. "A função de um regulador para gás é reduzir a pressão e ter um melhor desempenho no consumo de gás do botijão. Alguns fatores podem influenciar no consumo de gás do botijão: regulador fora do prazo de validade.

Pode deixar a válvula do gás meio fechada? Circula na internet uma teoria de que deixar o registro do botijão de gás meio fechado reduz o consumo em 50%. A teoria, no entanto, é falsa, pois deixar a válvula de gás pela metade é perigoso, além de gerar desperdício de gás.

Não instalar nunca os botijões em compartimentos fechados e sem ventilação, como por exemplo: armários, gabinetes, vãos de escada, porões, dentre outros; em caso de vazamento o gás não se acumulará.

Isso é perigosíssimo e deve ser evitado. Sem a devida ventilação, o gás se acumula no armário e pode causar uma explosão ao ter contato com a menor das faíscas. Sendo assim, guardar botijão de gás em armário é uma péssima ideia!

Sabia que o seu botijão de gás pode durar até 100.

Alguns botijões já vêm com defeito de fábrica. Muitas vezes, a rosca de vedação não funciona adequadamente, o que pode ocasionar um vazamento. O problema também pode estar em seu registro. Por isso é importante observar sempre a vida útil dessa peça e fazer as substituições assim que necessárias.

O vazamento de gás é um problema sério, que pode acontecer em qualquer cozinha e ocasionar situações graves, como intoxicação, incêndio e asfixia. Por isso, é importante estar sempre alerta para evitar que isso aconteça.

Isso dependerá da ventilação do ambiente. Se for um local bem arejado, em alguns minutos, não haverá nenhum resquício de gás no local. Por outro lado, se for um lugar sem saídas de ar, poderá ser preciso aguardar algumas horas.

Detalhes. O botijão deve ficar em um local arejado. A mangueira não deve estar ao lado do fogão. Ele deve ficar a pelo menos um metro e meio de distância dos ralos.

2. Os botijões devem ser guardados em locais limpos, ventilados, livres de óleo e graxa, protegidos contra chuva, sol, e outras fontes de calor; 3. Botijões de gás domésticos não devem ficar juntos do fogão.

Que riscos oferece um vazamento de gás? Um vazamento de gás pode levar a falta de ar pois a molécula do gás LP é mais pesada que o ar e ocupa o lugar do oxigênio no ambiente, incêndios e até mesmo explosões. A falta de oxigênio pode ocasionar tontura, fadiga, náuseas, dor de cabeça, e respiração irregular.