Pode deixar o botijão de gás no sol?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Os botijões devem ser guardados em locais limpos, ventilados, livres de óleo e graxa, protegidos contra chuva, sol, e outras fontes de calor; 3. Botijões de gás domésticos não devem ficar juntos do fogão.

6.6 Os recipientes transportáveis de GLP devem ser armazenados sobre piso plano e nivelado, concretado ou pavimentado, de modo a permitir uma superfície que suporte carga e descarga, em local ventilado, ao ar livre, podendo ou não a (s) área (s) de armazenamento ser encoberta (s).

"É normal vazar um pouco de gás ou o botijão ficar quente?" Vale destacar aqui que todo botijão tem certa capacidade de vaporização. Mas pode acontecer de haver mais calor no botijão do quanto o consumo ultrapassa esse valor.

Nas condições normais, quando não há vazamentos, o seu gás produz fogo de forma segura. Mas se houver um vazamento em um ambiente fechado – como na sua cozinha, por exemplo – o gás se espalha por todo ambiente e apenas uma pequena faísca pode causar incêndios, ou até mesmo explosões.

Qualquer botijão de gás não utilizado com a churrasqueira deverá ser guardado longe desta ou de qualquer outro equipamento.

Em hipótese alguma mantenha seu recipiente de gás de cozinha guardado em locais fechados, como armários ou estruturas fechadas. Para protegê-lo do ambiente externo, o ideal é que seja construído um abrigo próprio para botijões, com a porta bem arejada e espaço para o gás, o registro e a mangueira.

O ideal mesmo é que o botijão de gás fique alocado no ambiente externo, mas sempre protegido contra o sol e a chuva. Se isso não for possível, deixe-o dentro de casa – de preferência, perto de janelas e portas, para que o ar possa circular e para que não haja perigo em caso de vazamento.

E o botijão longe do fogão, pode? Ao contrário do que se diz algumas vezes, não é um problema deixar o botijão longe do fogão. Ele pode ficar em outro andar, até, sem problemas. O que costuma gerar boatos sobre isso não ser possível é que a instalação costuma ser feita de maneira errada, e isso sim pode dar problemas.

Ventile a casa, abra portas e janelas e deixe o gás sair. Em hipótese alguma use ventilador para acelerar esse processo. Lembre-se que o ventilador é objeto eletrônico que em contato com o gás pode causar explosão; Sai do local: Não se permita inalar esse gás.

No entanto, considera-se a vida útil de um botijão até 15 anos após sua data de fabricação – que obrigatoriamente consta no produto. A requalificação é obrigatória para botijões que atingem 15 anos de fabricação.

A resposta é NÃO! Instalar um cooktop à gás sobre uma outra instalação, seja à gás ou elétrica, isso é extremamente perigoso.

Assim, podemos dizer que se o gás recebe calor e mantém o volume constante, o calor que ele recebeu foi transformado em energia interna, pois houve aumento na temperatura. Agora, caso o gás mantenha o mesmo volume mesmo ao ser resfriado, dizemos que o calor que ele perdeu foi igual à perda de energia interna.

O botijão de gás precisa estar armazenado em um lugar arejado, em que, no caso de um eventual vazamento, o gás não se acumule. Portanto, guardar o gás de cozinha em uma caixa totalmente fechada, nem pensar. A alternativa mais segura é manter o botijão em uma casinha de gás com aberturas na lateral.

O GLP tem alto poder calorífico, o que o torna uma fonte de energia bastante econômica, ou seja, a duração do botijão azul da Ultragaz é muito mais prolongada do que as demais marcas.