Pode deixar o transformador ligado direto?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
3.9 / 5 8 votos

Isso causa quedas de tensão e pode sobreaquecer e queimar componentes do equipamento de climatização. Como o transformador tem uma vida útil bem menor, seu desgaste pode afetar o ar-condicionado da mesma forma. Lembrando também que o consumo de energia será bem maior.

É perigoso usar transformador? O equipamento requer atenção especial, pois utiliza óleo que fica em contato com componentes de alta tensão. Infelizmente, as explosões de transformadores e incêndios ainda acontecem, inclusive em fábricas.

Isso é normal? O aquecimento de transformadores de potência, principalmente em fontes de alimentação é normal. Parte da energia envolvida no processo de transferência se perde na forma de calor devido a diversos fatores como as correntes de turbulência (Eddy) que ocorrem nas chapas do núcleo.

O primeiro pico de pressão dinâmica é refletido nas paredes do transformador e cria múltiplos picos de pressão secundária, e ondas complexas que criam a pressão estática do tanque que faz com que o transformador exploda e incendeie.

A causa de queima de transformadores varia entre: descarga atmosférica, curto-circuito interno, curto-circuito externo, infiltração de água e sobrecarga. Cada uma dessas queimas faz o transformador apresentar características específicas onde é possível realizar a identificação na triagem.

A vida útil técnica estimada de um transformador a operar em plena carga é de 20 anos, mas quando opera em sub carga, a sua vida útil técnica passa a ser superior a 20 anos e, quando opera em sobrecarga, a sua vida útil técnica torna-se inferior a 20 anos.

Portanto, mesmo se o equipamento estiver completamente vedado contra umidade externa, ainda ocorrerá acúmulo de água. Estudos da indústria provaram que se não forem tomadas precauções de secagem, a expectativa de vida média de um transformador é de cerca de 35 anos.

O monitoramento em tempo real, usando tecnologias como sensores de presença, sensores de desligamento indevido, comunicação a longas distâncias, localizadores geográficos, entre outros, auxilia na prevenção do roubo ou no rastreamento do transformador. O sistema pode, ainda, contar com outros recursos.

Em alguns casos o secundário do transformador pode absorver muita energia e causar um curto-circuito. Se tiver um transformador com derivações e receber a mensagem "OL" do secundário, provavelmente o secundário está com curto-circuito.

Não é aconselhável deitar o Transformador, seja ele de qual modelo ou potência for, devido ao aquecimento causado pelo mesmo durante seu funcionamento, pois isso pode acarretar em acidentes. O ideal é posicioná-lo em pé, e em local fresco e arejado, longe de materiais inflamáveis, fora do alcance de crianças.

Na hora da compra, atente-se que a potência (Watts) do seu transformador precisa ser ao menos 30% maior que a potência do aparelho em que será ligado. No caso da ligação de mais de um aparelho no transformador, faça a soma das potências dos equipamentos, para respeitar esse limite.

Na medida que o fluxo magnético percorre a chapa causa um leve movimento de atração entre elas gerando um movimento ondulatório (e de vibração) que causa o ruído no transformador.

Os transformadores a seco são resfriados através da circulação de ar. Existem também transformadores que são resfriados a óleo como, por exemplo, os utilizados nos postes, atendendo às distribuidoras de energia elétrica.

Boa tarde, não tem problema algum, nossos transformadores possuem proteção térmica, e assim que atingir uma temperatura acima do limite, ele se desliga automaticamente.

A água no transformador induz uma redução progressiva das propriedades de isolamento do papel-óleo (tensão de descarga, fator de dissipação) gerando defeitos elétricos (por exemplo, descargas parciais) que podem evoluir em descargas elétricas e cordas de alimentação com falhas elétrico para o transformador.