Pode demitir no fim do dia de trabalho?

Perguntado por: omendes2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

O empregador pode, sim, demitir durante o período de experiência. Ou seja, o colaborador pode ser desligado antes do término dos 90 dias. Porém, o Departamento Pessoal deve ter atenção a qual tipo de rescisão deve aplicar, pois, dependendo da escolha, a empresa poderá arcar com uma indenização.

Alguns gestores preferem deixar passar algumas ocasiões, como as festas de final de ano, para só depois informar a demissão. Além disso, considere o horário. Obviamente não há uma hora mais adequada para informar ao colaborador que ele não faz mais parte da empresa.

Uma demissão na sexta-feira pode abalar o clima organizacional, especialmente se a notícia se espalhar rapidamente entre os colegas de trabalho. Isso pode gerar desconforto, insegurança e baixa motivação nos demais colaboradores, afetando o desempenho e a produtividade da equipe como um todo.

Caso a demissão do funcionário seja pedida pela empresa, a mesma tem de pagar tudo que é devido ao empregado no próximo dia útil. Ou seja, se a demissão, não importando qual, foi feita no sábado, a empresa tem de pagá-la na segunda-feira.

#1 Melhor data para demitir
Demitir alguém na sexta feira, no último horário, demonstra pouca sensibilidade e empatia, já que final de semana é momento de descanso, lazer, prazer e descontração. Ao demitir alguém na sexta você arruína o final de semana do profissional.

Isso porque, nesse período, a empresa é obrigada a pagar a indenização equivalente a um salário. Sendo assim, os funcionários têm mais segurança para defender seus direitos e podem conversar com tranquilidade sobre os benefícios que desejam conquistar.

Pela nova lei trabalhista, os profissionais podem cumprir até 48 horas semanais de trabalho, com quatro delas sendo horas extras. A reforma também autoriza a possibilidade de compensação de horas: o trabalhador pode exercer até 12 horas de trabalho por dia, desde que receba folga de 36 horas em seguida.

atrasar o pagamento de salário ou benefícios; deixar de recolher o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço); não oferecer segurança no ambiente de trabalho; situações de assédio moral.

Ao dispensar o funcionário no fim do dia, a empresa transmite a ideia de algo feito em segredo, o que colabora para a insatisfação de quem sai e de quem fica, segundo Arias. "O empregado desligado pode se sentir usado pelo chefe numa situação como essa", diz.

Exemplos bons de frases para demitir um funcionário
Veja alguns exemplos: “Há alguns meses venho te notificando que seus resultados estão muito abaixo das nossas metas. Veja que, nos últimos meses, seus resultados foram X, Y e Z, sendo que nossas metas eram A, B, C.

Explicar os motivos que levaram a demissão
Exemplo: corte de custos, falta de fit cultural, necessidade de um perfil diferente para ocupar a vaga, etc). Não deixe com que o indivíduo tenha interpretações erradas do que é a realidade, seja sincero e conscientize-o sobre a situação.

Posso fazer a rescisão de um empregado que pediu demissão no sábado, sendo que seu contrato é de 2ª a 6ª? Pode ser feito o pedido de demissão sim, pois o dia do sábado esta dentro das horas semanais.

“Demissão é lá com o RH…” Demitir é tarefa do Gestor, não do RH. Um processo de demissão não é fácil para nem um dos envolvidos. Mas o líder não deve delegar ou terceirizar essa responsabilidade! O RH está ali pra apoiar no que for preciso, mas quem comunica é o gestor!

Não há norma legal prevendo a forma de demissão, pelo que, em princípio, não há proibição alguma da demissão pelo WhatsApp ou outro aplicativo de texto, ainda mais levando-se em conta o aumento de sua utilização, durante e após a pandemia.

O que o patrão não pode fazer com o funcionário?

  • a) Alterar o contrato de trabalho sem o funcionário saber.
  • b) Humillhar o funcionário - assédio moral.
  • c) Não pagar o FGTS e INSS.

DISPENSA VEXATÓRIA. ÔNUS DE PROVA. Sendo a dispensa imotivada um direito potestativo do empregador, mesmo que se reconheça que qualquer prerrogativa conferida pela ordem jurídica encontra limites nos valores encampados pelo texto constitucional , é ônus do empregado comprovar que a dispensa ocorreu de modo vexatório.

Podemos demitir as pessoas com quais contamos a qualquer dia da semana.

É possível pedir demissão imediata? Sim, é possível. Aliás, se a pergunta for “posso pedir demissão e sair no mesmo dia”, a resposta segue sendo sim. Porém, o trabalhador perde uma série de direitos, caso não cumpra o aviso prévio.