Pode dirigir na Itália com carteira brasileira?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Para você que está em dúvida se pode dirigir na Itália com carteira de motorista brasileira: sim, é possível! A carteira de motorista aqui do Brasil é válida na Itália. Mas veja bem, só é válida por um ano, contado a partir do dia de chegada no país, registrado no passaporte.

A CNH brasileira é aceita na Argentina, na Bolívia, no Chile, na Colômbia, no Equador, na Guiana, no Paraguai, no Peru, no Uruguai e na Venezuela. É bom ressaltar que para cruzar as fronteiras desses países, você deve apresentar o Seguro Carta Verde.

“Enviei um documento oficial, com duas páginas, do Brasil para a Itália, e os Correios me garantiram a entrega entre 8 e 11 dias úteis”, disse Sílvia, que contratou também um seguro, oferecido pelos Correios, já que os documentos faziam parte de um processo de cidadania.

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) pode ser obtida de forma online, com entrega pelos Correios. Basta acessar o portal do Detran. SP (www.detran.sp.gov.br), clicar em “Serviços Online”>”CNH-Habilitação”> “Tem habilitação no Brasil e quer dirigir no exterior? Solicite a PID”.

No entanto é bom saber que na Itália você é considerado apto para dirigir se o nível alcoólico no organismo não ultrapassar os 0,5 g / litro (veja tabela no link abaixo).

Quantos euros levar? Em geral, para entrar na Europa é preciso comprovar ter pelo menos 65 euros para gastar por dia de viagem (e por pessoa). E, mesmo que sua estadia seja curta, de três ou quatro dias, ainda assim você precisa comprovar que tem pelo menos 600 euros.

Nas auto-estradas italianas há cobrança de pedágio. Você retira o ticket ao entrar na estrada e paga ao sair. O custo depende da distância e, desde 2009, você também pode pagar com cartão de crédito em algumas estações. Em áreas de "zona azul" é possível estacionar por 1 hora.

Na maior parte dos países, é preciso ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é obtida no Detran. Basta fazer a solicitação. Quais países aceitam a CNH brasileira? A carteira de habilitação brasileira é aceita nos países europeus que fazem parte da Convenção de Viena.

O tempo de emissão da PID é de até 3 (três) dias úteis após o pagamento ter sido compensado.

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é emitida para que o condutor habilitado no Brasil (com Permissão para Dirigir ou CNH definitiva) possa dirigir nos países signatários da Convenção de Viena e nos países que atendam o princípio de reciprocidade.

Para você que está em dúvida se pode dirigir na Itália com carteira de motorista brasileira: sim, é possível! A carteira de motorista aqui do Brasil é válida na Itália. Mas veja bem, só é válida por um ano, contado a partir do dia de chegada no país, registrado no passaporte.

Brasileiros que precisarem dirigir em Portugalpodem usar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira sem que seja necessário fazer a troca para o documento de habilitação do referido país.

A CNH é um documento válido para viagens de avião em se tratando de voos domésticos, ou seja, aqueles realizados dentro do território nacional. São válidas para embarcar tanto a Carteira Nacional de Habilitação física com foto, tanto quanto a CNH eletrônica do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Correio Italiano: Italia-Brasil até 30 quilos
Visitando o site é possível calcular o custo e tempo de entrega de acordo com a cidade brasileira e o peso efetivo do pacote. Por exemplo: 30 kg da Italia até São Paulo, entregues em até 5 dias úteis custa Euro 318,68 incluindo seguro de valor máximo de Euro 3500.

Atualmente para fazer o envio de documentos ou encomendas existem três opções: o serviço oferecido pelos Correios, a DHL e a Fedex. A diferença entre três empresas são: o prazo de entrega, preço cobrado pelo serviço e segurança/confiabilidade da empresa.

Quanto custa para tirar a carteira de motorista internacional (PID)? Existe uma taxa para obter o documento, que varia de estado para estado: de R$ 170 a R$ 300 reais, em média. Além deste, o único custo é o frete dos correios.

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é emitida para que o condutor habilitado no Brasil (com Permissão para Dirigir ou CNH definitiva) possa dirigir nos países signatários da Convenção de Viena e nos países que atendam o princípio de reciprocidade. Atenção!

A PID pode ser emitida por qualquer motorista habilitado que esteja com a CNH válida e dentro do limite de pontuação indicado pelo Departamento de Trânsito (Detran) da sua região. Caso o motorista não possa solicitar pessoalmente a PID, é possível nomear um procurador para fazer o pedido do documento em seu lugar.

Sim, tem Uber na Itália.

Os bares são obrigados a ter na saída um bafômetro para medir a quantidade de álcool no sangue. O limite tolerado por lei de álcool deve ser inferior a 0,5 g/L.