Pode entrar com álcool em gel no avião?

Perguntado por: hbelem . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Conforme informações acima, o álcool em gel é considerado um artigo de higiene. Assim, há limitações de 0,5 kg ou 0,5 L por artigo nos voos domésticos.

Nos voos nacionais, o passageiro pode transportar na bagagem de mão até 500 ml de álcool líquido ou 500 g de álcool em gel. Em viagens internacionais, a quantidade não pode ultrapassar 100ml.

Posso levar garrafas de álcool no avião? Sim. No Brasil é permitido levar 5 garrafas de no máximo 1 litro cada uma, que contenham até 70º de álcool. Para o resto dos destinos, os recipientes podem ser de mais de 1 litro, mas cada passageiro pode levar no máximo uma quantidade líquida total de 5 litros.

Álcool líquido ou em gel nos voos
Você pode embarcar com estes itens, desde que: O álcool esteja em sua embalagem original. É permitido somente antissépticos 70%, as demais porcentagens não são aceitas; Na bagagem de mão é limitado a 0,5kg ou 0,5L por artigo e não se pode transportar mais do que 2kg, ou 2L por pessoa.

Itens de higiene em aerossol podem ser levados, mas tem regras, que são: só pode até 4 frascos de no máximo 300 ml ou 300 gramas cada. No caso de voos internacionais, como o limite de líquidos é de 100 ml, só é permitido um frasco de desodorante aerossol que tenha 100 ml ou menos na embalagem.

De acordo com a Anac, todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e juntos não podem exceder à capacidade de um litro. O turista pode conseguir uma dessas sacolas plásticas especiais no próprio aeroporto.

Em sua bagagem despachada você pode transportar bebidas alcoólicas contidas em seu recipiente de venda, e as mesmas não podem exceder um litro cada uma e uma concentração de mais de 70% de álcool.

É comumente usado para conservar e transportar alimentos e equipamentos médicos. Embora geralmente não seja muito tóxico, o gelo seco pode emitir uma forma gasosa de CO2 que penetra nos compartimentos da aeronave e interfere na capacidade de respiração dos ocupantes.

O tipo escarcha geralmente ocorre associado a nuvens estratiformes, que, ao contrário das cumuliformes, apresentam gotículas menores, sendo seu impacto na aerodinâmica da aeronave menos significativo.

Pode levar desodorante de aerossol no avião? Segundo as regras da Anac, é permitido levar desodorante aerossol em voos dentro do País na bagagem de mão. Entretanto, no máximo, 4 frascos do produto em até 300 ml ou 300 gramas.

Voos nacionais
Já os produtos aerossóis, como desodorantes e fixadores de cabelo, podem ser transportados em embalagens de até 300ml ou 300g sem exceder a quantidade de 4 frascos por pessoa, enquanto líquidos inflamáveis, como a acetona, não são permitidos na bagagem de mão.

Bebidas com percentual alcóolico entre 24% e 70% são permitidas se armazenadas em embalagem de varejo. Cada volume deve conter, no máximo, 1 litro, não excedendo o total de 5 volumes por passageiro. Esse limite aplica-se tanto às bebidas alcoólicas transportadas em bagagem despachada como em bagagem de mão.

Aerossóis, recipientes com líquidos, gel, cremes ou produtos de consistência semelhante (desodorante em barra, batom, pasta de dente) podem ser levados na cabine em sacos transparentes de, no máximo, 1 litro, com sistema de abertura e fechamento que permita ver o conteúdo, sempre que não excedam 100 ml cada um.

Recomendamos levar a quantidade de até 5 litros como bagagem de mão. Todas as garrafas devem estar lacradas e conter até 1 litro de conteúdo e até 24% de álcool.

Álcool líquido é permitido a bordo? Não, você não pode levar a bordo aquele álcool líquido vendido em supermercados, mesmo que em embalagens menores. De acordo com a ANAC e as companhias aéreas, só são permitidos álcool gel e antissépticos 70% em sua embalagem original.

Pode-se levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal, inclusive perfumes, ou uso médico, de até 300 ml/g cada. Para outros itens líquidos e pastosos, como xampus, condicionadores e cremes hidratantes, a princípio não há limitação da quantidade de ml.

Os produtos devem ser armazenados em uma embalagem plástica transparente para facilitar a inspeção dos agentes nos aeroportos antes do embarque. Além disso, líquidos e cremes em embalagens menores do que 100 ml devem ser armazenados com folga dentro de um saco plástico transparente vedado de até 1 L (20 cm x 20 cm).

É possível levar bagagem de mão e mochila? Sim, qualquer voo permite que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila como item pessoal. No entanto, as mochilas não devem ser as de carga e sim simples, de poucos litros.